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Síndico, veja como um conjunto de ações pode incentivar o condômino a valorizar sua gestão.

10 Iniciativas que vão Encantar seus Condôminos

SíndicoNet selecionou um conjunto de ações que fazem brilhar os olhos dos moradores, desarmam os “do contra” e fazem a comunidade enxergar e valorizar a gestão

Na gestão condominial existem ações e iniciativas que todo síndico deveria incluir no seu planejamento por uma simples razão: encantam os condôminos.

São ações que têm o poder de desarmar a turma “do contra”abrir os olhos da comunidade para outras iniciativas importantes, porém invisíveis, que vêm sendo feitas pela gestão e evidenciam que o condomínio está sendo bem cuidado.

O SíndicoNet ouviu especialistas, selecionou 10 ações e explica nesta matéria por que encantam os moradores e como o síndico pode implementar em seu condomínio.

1. Cuidados no visual do “caminho do rei”: percurso dos condôminos

Todo síndico deve dar especial atenção aos cuidados com o visual do condomínio, principalmente ao que o síndico profissional Alexandre Prandini chama de “caminho do rei” – o trajeto por onde passam os condôminos:

“Essas áreas precisam sempre estar impecáveis. Transmitem organização, limpeza, mudam a cara do condomínio e fazem muito sucesso entre os moradores. Colocar flores no  hall de entrada, como uma orquídea, cujas flores duram cerca de 60 dias, ou grandes samambaias, são mimos que valem a pena”, justifica Tania Goldkorn, síndica profissional da GoldK.

OUTROS EXEMPLOS:

2. Agilidade em comunicações que impactam o dia a dia dos moradores

Alexandre Prandini aposta muito em comunicação rápida de fatos corriqueiros que impactam no dia a dia. Exemplos de avisos:

Isso surpreende em termos de entrega. Quando o morador já sabe antes que um elevador está quebrado, ele já sai de casa antes sabendo que vai demorar um pouco mais e não se atrasa para buscar as crianças na escola”, exemplifica o diretor-executivo da Mr. Síndico.

Como esses avisos rápidos podem ser divulgados:

3. Vistoria fotográfica + “Antes e Depois” de obras e manutenções

A primeira ação de Tania Goldkorn em um condomínio é uma vistoria fotográfica de todo o empreendimento, que ela envia para a administradora e o conselho logo no início da gestão.

“Da garagem até a cobertura, fotografo tudo. Conforme aquilo que estava mal conservado ou com problemas for sendo trocado ou consertado, eu tiro uma segunda foto. Quando mostro o ‘antes e depois’, é impactante para os moradores. Anoto tudo e divulgo. Às vezes são pequenas coisas, mas que fazem total diferença”, comenta.

Ela costuma compartilhar nas reuniões mensais com condôminos (veja mais abaixo, em “Café com o síndico”) em uma apresentação PPT e, quando encerra um mandato, faz um compilado de todos os “antes e depois”.

Alexandre Prandini faz algo na mesma linha: um relatório operacional recheado de informações de rotinas do prédio.

“O morador não tem visibilidade de que certas coisas foram feitas, como uma manutenção preventiva no elevador. Um relatório bem feito mostra que o condomínio tem vida, que todos os cuidados estão sendo tomados“, justifica.

Ações invisíveis são aquelas imperceptíveis, mas que se não são feitas, pode colocar em risco a segurança ou a conservação da edificação.

colocação de pingadeiras na mureta da cobertura de um prédio para conservação da pintura da fachada é um bom exemplo. Pouca gente sabe o que é e ainda menos gente vê, mas quando um condomínio não tem o item, basta chover para todo mundo perceber sujeira na fachada – o que seria evitado se a pingadeira estivesse instalada.

Exemplos de outras ações “invisíveis”:

Como fazer a apresentação ou relatório operacional:

4. “Café com o síndico” periódico para apresentar resultados e ouvir condôminos

Os síndicos profissionais Alexandre Prandini e Tania Goldkorn são adeptos dos encontros periódicos com moradores, o “café com o síndico”, que, durante a pandemia, evoluíram para encontros on-line em plataformas de vídeoconferência, como Google Meet, Zoom, Teams etc

Como realizar um Café com o Síndico bem-sucedido:

“Os moradores adoram essas lives. Faço a apresentação, respondo as perguntas ao vivo e no final, se sobrar tempo, abre para as pessoas falarem ou fazerem outras perguntas”, explica Prandini.

Dicas bônus:

  1. Quando algum projeto mais técnico estiver em andamento, como uma renovação de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), chamar o profissional responsável para participar e tirar dúvidas.
  2. Quando está próximo da assembleia, fazer o encontro duas semanas antes. “Ajuda a tirar a tensão e desfazer o estresse pré-assembleia. As pessoas já terão uma prévia da assembleia e irão mais instruídas, abertas.

5. Plano diretor do condomínio

Elaborar um plano diretor ou planejamento anual do condomínio está entre as cinco primeiras e principais ações que qualquer síndico deve fazer ao assumir o cargo.

“Desenvolvo e entrego o plano diretor dentro dos primeiros 60 dias de gestão, até porque a primeira prestação de contas é em 90 dias. Opto em fazer um plano de um ano porque fica mais factível e exequível”, diz Tania Goldkorn.

O documento deve ser aprovado em assembleia e vai direcionar os passos da gestão, respeitando as prioridades estabelecidas, impedindo que itens que vão pipocando – e não são urgentes – passem na frente.

“Ter um plano diretor encerra com reclamações de condôminos que alegam nunca saber o que está acontecendo, quais são os próximo passos do síndico. Quando um item fora o plano é trazido, o plano diretor me traz a segurança de mostrar o que está sendo feito, quais os próximos passos e que um novo item só será pautado quando o plano for concluído. Isso evita desgastes e perda de tempo“, explica Alexandre Prandini.

É na elaboração do plano diretor que o síndico deve incluir aqueles problemas que persistem há anos no condomínio e nunca ninguém resolveu. Exemplos: goteiras/infiltração na garagem, trincas na fachada que podem esconder um problema estrutural e outras coisas que, de tanto tempo que estão lá, já viraram “paisagem” para os moradores.

Para elaborar o plano diretor, resumidamente, o síndico deve:

6. Funcionários: apresentação, revisão de atividades e horas extras

A primeira impressão que uma pessoa tem de um condomínio certamente passa pelos funcionários, afinal, na maioria dos empreendimentos o controle de acesso ou a recepção é feita pelo porteiro. Por essas e outras razões, o síndico deve investir no quadro de colaboradores:

7. Conveniências para os moradores

Investir na oferta de conveniências e facilidades para os condôminos é uma boa pedida, segundo Ricardo Karpat, administrador de empresas e diretor da Gábor RH.

“Minimercado, feiras, caminhão com venda de carne e massas, foodtrucks de padaria são exemplos de facilidades que não são de muito esforço, não requer investimento financeiro do condomínio, mas é de alto impacto, já que proporciona conveniência, cria lazer e entretenimento para os moradores”, explica Karpat.

8. Eventos sociais: harmonia e valorização da comunidade

“Realização de eventos sociais depende da organização do condomínio, demanda envolvimento maior do síndico e comissões e algum investimento financeiro. É um entretenimento que faz a diferença na vida condominial, pois é pensado para as pessoas”, comenta Ricardo Karpat.

Exemplos de eventos sociais: 

9. Revitalização das áreas de lazer

Geralmente a revitalização das áreas de lazer depende de aprovação em assembleia, contratação de projetos e/ou profissionais especializados e alto investimento financeiro. Em contrapartida, o nível de satisfação dos moradores é elevadíssimo, afinal a experiência nos momentos de descanso e de lazer deles e dos filhos será muito melhor.

Exemplos de melhorias em áreas de lazer, listados por Ricardo Karpat:

10. Projeto de segurança

“Investir em um projeto de segurança encanta os condôminos porque traz grande sensação de segurança e de modernidade, com novos equipamentos e recursos tecnológicos avançados”, afirma Ricardo Karpat, da Gábor RH.

Exemplos:

Fonte:Sindiconet

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