Ícone do site Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA

Procurando um novo imóvel para compra? Confira esta lista de documentos antes de adquiri-lo!

Lista de documentos para checar antes de comprar um imóvel

A compra de um imóvel é um tipo de transação que envolve valores altos, e por isso mesmo, é importante ficar atento a todos os detalhes, de modo a evitar erros que possam impactar você durante muito tempo.

A boa notícia é que caso você seja cuidadoso e se atentar aos principais pontos do assunto você conseguirá fazer uma negociação mais tranquila na hora de adquirir um bem tão importante e marcante para sua família.

Um dos principais pontos de atenção e que você precisa estar de olho para evitar cair em golpes, e relacionados a documentação do imóvel. Logo, um dos passos mais importantes de toda aquisição do imóvel é se atentar a toda documentação.

Documentos que precisam ser verificados

Ao adquirir um novo imóvel é imprescindível verificar a matrícula do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis da cidade onde o imóvel esteja localizado, por meio da matrícula será possível verificar se há alguma restrição, dívida, penhora ou indisponibilidade com o imóvel que você esteja almejando.

Também é necessário ficar atento aos seguintes documentos:

  • Recibo de quitação do IPTU;
  • Recibos de pagamento das taxas de condomínio;
  • Declarações negativas de débito;
  • Memorial descritivo (caso seja um imóvel na planta);
  • Registro em cartório;
  • Escritura do imóvel.

Lembre-se, em caso de dúvidas consulte um advogado para orientar você a não ter futuros prejuízos ou ainda cair em algum golpe.

Fonte: Jornal Contábil

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile