Procurando um novo imóvel para compra? Confira esta lista de documentos antes de adquiri-lo!

Índice

Lista de documentos para checar antes de comprar um imóvel

A compra de um imóvel é um tipo de transação que envolve valores altos, e por isso mesmo, é importante ficar atento a todos os detalhes, de modo a evitar erros que possam impactar você durante muito tempo.

A boa notícia é que caso você seja cuidadoso e se atentar aos principais pontos do assunto você conseguirá fazer uma negociação mais tranquila na hora de adquirir um bem tão importante e marcante para sua família.

Um dos principais pontos de atenção e que você precisa estar de olho para evitar cair em golpes, e relacionados a documentação do imóvel. Logo, um dos passos mais importantes de toda aquisição do imóvel é se atentar a toda documentação.

Documentos que precisam ser verificados

Ao adquirir um novo imóvel é imprescindível verificar a matrícula do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis da cidade onde o imóvel esteja localizado, por meio da matrícula será possível verificar se há alguma restrição, dívida, penhora ou indisponibilidade com o imóvel que você esteja almejando.

Também é necessário ficar atento aos seguintes documentos:

  • Recibo de quitação do IPTU;
  • Recibos de pagamento das taxas de condomínio;
  • Declarações negativas de débito;
  • Memorial descritivo (caso seja um imóvel na planta);
  • Registro em cartório;
  • Escritura do imóvel.

Lembre-se, em caso de dúvidas consulte um advogado para orientar você a não ter futuros prejuízos ou ainda cair em algum golpe.

Fonte: Jornal Contábil

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA
Veja também

Posts Relacionados

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?   Em um ambiente condominial, manter uma convivência harmoniosa entre os moradores é crucial para preservar um ambiente agradável e seguro para todos. No entanto, é comum surgirem questionamentos e desacordos quanto à interpretação das normas que regem o funcionamento do condomínio, especialmente em relação à convenção

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças O que é fundo de reserva?  A gestão financeira é um dos aspectos mais cruciais na administração de um condomínio. Isso porque ela é essencial para manter as contas em ordem e garantir a manutenção da estrutura e das áreas comuns do condomínio. Existem dois

Quando o síndico pode ser processado? Veja lei e casos possíveis

Quando o síndico pode ser processado? Veja lei e casos possíveis   O síndico é a pessoa designada legalmente para representar o condomínio. Entre suas responsabilidades estão a administração do condomínio, a garantia do cumprimento das regras para promover uma convivência harmoniosa entre os moradores, o fornecimento de prestação de contas e outras obrigações estabelecidas

Recomendado só para você
Carga de trabalho em condomínios dobrou por causa da pandemia…
Cresta Posts Box by CP