Reflexos Da Pandemia Vão Se Refletir Na Gestão Condominial

2025: as mudanças trazidas pela pandemia na gestão condominial!

Reflexos da pandemia vão se refletir na gestão condominial

Em 2025, assembleias virtuais, lojas de conveniências e digitalização do mercado serão indiscutíveis

Nos tempos antigos da humanidade, a cultura do povo era passada por meio da palavra falada. Os mais idosos iam passando para os mais novos e assim os costumes, penalizações, as regras da comunidade eram levados de geração a geração.

No ano de 1450, Gutenberg quebrou um paradigma que revolucionou a cultura escrita, quando ele criou a prensa tipográfica. Agora o mundo poderia produzir livros em massa e de lá para cá aquilo que antes era falado, passou a ser escrito e documentado.

Em 1969, aconteceu outro momento histórico: A criação da Internet, onde foi feita a conexão entre a universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Stanford. O primeiro e-mail foi enviado e isso mudaria o rumo da humanidade mais uma vez.

Hoje a sociedade se pergunta, como era viver sem livros e sem Internet? Deveria ser uma loucura!

Minha dúvida é: será que o momento que estamos vivendo vai refletir em 2025 nos nossos condomínios?

Iniciei esse artigo falando de dois momentos históricos da humanidade e agora gostaria de falar desse momento histórico que estamos vivendo nos nossos condomínios no Brasil.

Em 2019, eu ministrei 61 palestras pelo país, foram mais de 10 mil pessoas que me ouviram falando sobre tendências do futuro no mercado condominial, foram 123 voos. Em 2020 quase não voei, foram quase 100 lives, webinars, palestras virtuais. O que mudou?

A informação agora está dentro do apartamento dos moradores e dos síndicos. Eles participam de congressos, treinamentos, lives, sem precisar sair de casa.

Claro que faz muita falta estar próximo das pessoas, conversar, trocar informações, porém, o mercado condominial se profissionalizou muito durante essa pandemia, foi muito conhecimento entregue e aplicado.

“Em 2025 o mercado condominial vai se perguntar: existiam só eventos condominiais presenciais? Meu, que loucura! E como os sindicos tinham tempo para estudar e dar atenção para os moradores?”

Fazendo uma pesquisa eu encontrei um vídeo de 2010 do Carlos Cera Fundador da Superlógica falando sobre assembleia virtual. Nessa época acho que ele e mais alguns que estavam tentando implantar a assembleia virtual nos condomínios eram chamados de loucos (já vi essa história quando o Fábio Beal lançou a Portaria Remota em 2011, também chamavam ele de louco!). Porém, demorou quase 10 anos para realmente a assembleia virtual ter força no mercado condominial e as pessoas perceberem as suas vantagens.

“Em 2025 o mercado condominial vai se perguntar: nós fazíamos 100% das nossas assembleias presenciais? Que loucura que era!”

Outro momento importante foi em 2017, quando surgiu pela primeira a ideia do Picolé do Bem, Picolé da Honestidade, Sorvete do Bem, enfim há vários nomes.

Porém aqui começa uma grande mudança importante dentro do condomínio que é, a confiança que os moradores iriam comprar e pagariam mesmo sem ninguém para receber.

Nesses projetos era colocado uma geladeira dentro do condomínio e uma caixa para que o morador quando retirasse o picolé colocasse o dinheiro na caixa.

Desse movimento surgiu agora os mercadinhos dentro do condomínio, onde é 100% na base da confiança, é instalado um mercado dentro do condomínio e o morador paga via aplicativo o que pegou, sem ninguém estar presente para cobrá-lo. O pagamento é feito por aplicativo, com toda a modernidade que a experiência pode proporcionar.

“Em 2025 o mercado condominial vai se perguntar: nós não tínhamos mercadinho dentro dos condomínios? que loucura que era.”

No final da década de 90 começou uma pequena mudança das administradoras para se tornarem digitais de forma tímida para a grande maioria. Porém, foi durante a pandemia que tivemos uma corrida contra o tempo, para que várias administradoras que não estavam preparadas para digitalização se atualizassem e os síndicos também.

As administradoras e os síndicos que já estão recebendo e enviando informações online, estão percebendo como é mais prático, rápido e te ajuda numa tomada de decisão importante no condomínio, porque as informações estão online te dando a direção.

“Em 2025 o mercado condominial vai se perguntar: E o síndico tinha as coisas só no papel? Anotações em cadernos? Como que eu tomava as decisões e quanto tempo eu perdia conferindo informações? Que loucura que era!”

O que mais você acha que iremos ter em 2025? bora compartilhar aqui nos comentários.

Fonte: Sindiconet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *