5 Aspectos De Sua Casa Que Merecem Atenção Na Hora De Fazer A Manutenção

5 aspectos de sua casa que merecem atenção na hora de fazer a manutenção!

Aproveite o tempo extra para fazer a manutenção da casa

Cuide da sua casa, de forma a evitar problemas maiores fazendo regularmente uma manutenção. Faça checklist para uma casa funcional.

manutenção da casa é essencial de forma a evitarmos riscos maiores, afirma o Ekonomista. Há pequenos cuidados que devemos ter regularmente para prevenir situações inesperadas em casa, sejam elas inundações, incêndios, curtos de circuito ou avarias.

Uma manutenção da casa regular é essencial a todos os níveis, de modo a garantir a segurança e o bem-estar de todos os moradores. Nesse sentido, existem cuidados que podemos ter no nosso dia a dia, e outros que podemos agendar para fazer com alguma regularidade.

Água

Verifique periodicamente as calhas de casa. Veja se tem zonas amolgadas ou danificadas que não estão a fazer a correta drenagem da água. Deve desentupir e limpar regularmente as calhas e ralos, principalmente no outono.

Certifique também que limpa regularmente o sifão do lavatório para evitar entupimentos. Sendo também importante a limpeza dos ralos do lavatório, banheira e lava-louças. Idealmente deve usar filtros para evitar entupimentos.

Não esqueça de verificar as torneiras que pingam e os autoclismos avariados. 

Ventilação

Abra as janelas todos os dias e deixe o interior respirar. A renovação de ar diminui a acumulação de humidade e o consequente aparecimento de fungos.

De forma a garantir que não tem problemas a nível elétrico, poderá agendar periodicamente verificações do sistema. Assim consegue identificar possíveis irregularidades e tratar do arranjo.

Eletricidade

Caso verifique que a luz vai abaixo com frequência, que as tomadas estão quentes, que tem fios expostos ou tomadas e interruptores partidos, não hesite em chamar um eletricista.

Gás

É essencial garantir que o local de instalação do aparelho cumpre as normas de ventilação e exaustão. Se vive num prédio, garanta que o sistema de extração mecânica coletiva funciona. E não se esqueça que não poderá tapar as entradas de ar na cozinha, mesmo que faça muito frio.

Paredes

A pintura contribui também para  proteger a casa contra as alterações meteorológicas. Antes de avançar, verifique se as paredes têm rachas ou bolhas. Se resolver o problema e passado um tempo ele voltar, poderá significar que tem problemas estruturais.

No interior da casa deverá também verificar se tem fissuras ou bolhas, podendo ser indicador de humidade. Nas zonas de água, como a cozinha e a casa de banho, as manchas de humidade podem ser provocadas pela condensação. Nestes casos poderá apenas pintar.

Fonte: Notícias ao Minuto

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *