A partir de agora, o visto de advogado no registro dos atos constitutivos condominiais é obrigatório!

Índice

Novidades sobre o PL 1513/2021: obrigatoriedade do visto de um advogado no registro dos atos constitutivos dos condomínios

Em visita a capital federal, Brasília, o advogado, Alfredo Scaff Filho, foi até a Câmara dos Deputados a fim de impulsionar o Projeto de Lei 1513/2021, que pretende tornar obrigatório o visto de um advogado no registro dos atos constitutivos dos condomínios.

O PL pretende garantir segurança jurídica aos condôminos que adquirirem uma unidade em condomínio. E também irá gerar demanda e uma valorização da classe e do próprio âmbito condominial.

De acordo com Alfredo, o projeto fará com que o advogado previna e resolva injustiças e restrições desmedidas dos direitos fundamentais nas Convenções dos condomínios.

Lembrando que, ao vistar os registros dos atos constitutivos dos empreendimentos, o advogado também irá colaborar com a garantia dos direitos dos condôminos e principalmente, fazer prevalecer a realidade de cada condomínio, de cada região do país.

Como o projeto ainda está em fase de tramitação, já em caráter conclusivo, aguardando ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), o advogado Alfredo Scaff Filho aproveitou para visitar o gabinete do Deputado Federal João Campos de Araújo (Republicanos-GO), garantindo o apoio do parlamentar no PL 1513 a favor dos advogados.

“Sinto um grande prazer em apresentar ao CCJC a relatoria de um projeto de autoria do amigo Fábio Trad (PSD-MS). E que tem a ver com a classe dos advogados do Brasil. Se eu for designado como relator o farei com prioridade”, relata o Deputado Federal por Goiás, João Campos de Araújo (Republicanos-GO).

O PROJETO DE LEI

Reforça a importância do visto do advogado na composição de um condomínio, como nas Convenções e Regimentos Internos.

O presente PL pretende trazer maior segurança jurídica para os moradores dessas multipropriedades, e irá causar um grande impacto para toda a advocacia.

Especialistas relatam que esse projeto é um benefício para a sociedade como um todo, tendo em vista que existe uma grande quantidade de profissionais que tem atuado na área sem nenhum embasamento jurídico, criando normas que sem fundamento, prejudicando os verdadeiros direitos dos civis e proprietários.

Fonte: Sindiconetlegal

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA
Veja também

Posts Relacionados

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?   Em um ambiente condominial, manter uma convivência harmoniosa entre os moradores é crucial para preservar um ambiente agradável e seguro para todos. No entanto, é comum surgirem questionamentos e desacordos quanto à interpretação das normas que regem o funcionamento do condomínio, especialmente em relação à convenção

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças O que é fundo de reserva?  A gestão financeira é um dos aspectos mais cruciais na administração de um condomínio. Isso porque ela é essencial para manter as contas em ordem e garantir a manutenção da estrutura e das áreas comuns do condomínio. Existem dois

Quando o síndico pode ser processado? Veja lei e casos possíveis

Quando o síndico pode ser processado? Veja lei e casos possíveis   O síndico é a pessoa designada legalmente para representar o condomínio. Entre suas responsabilidades estão a administração do condomínio, a garantia do cumprimento das regras para promover uma convivência harmoniosa entre os moradores, o fornecimento de prestação de contas e outras obrigações estabelecidas

Recomendado só para você
Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e condomínio Sanções…
Cresta Posts Box by CP