Confira como manter a prevenção contra acidentes em seu condomínio e economizar

Índice

Manutenção no sistema elétrico dos prédios gera economia e evita acidentes

Aumento da conta de luz e perigo de apagões exigem olhar mais atento às instalações do prédio

Além do impacto da energia no bolso com o anúncio de uma nova bandeira tarifária aplicada nas contas de luz, ainda existe o risco da oferta de energia chegar a níveis insuficientes para atender a demanda entre outubro e novembro, possibilitando apagões pelo país.

Com isso, vale pensar sobre como o lugar onde vivemos têm tratado suas instalações elétricas.

André Heleno Batista é engenheiro eletricista, e defende que as revisões profissionais no condomínio não devem ser feitas só em situações extremas. “Há vários indicadores que apontam para essa necessidade: idade da instalação, intervalo desde a última revisão, falhas em dispositivos de proteção, aquecimento na fiação”, cita.

Outras mudanças no condomínio podem propiciar reforma nas instalações elétricas, como a expansão do número de moradores ou a mudança nos padrões de consumo. Os avanços nas tecnologias disponíveis para gerar energia também são incentivo: os painéis fotovoltaicos, hoje mais comuns em residências, podem aliviar o peso da conta de luz.

Daniel Machado Duarte, engenheiro e fundador da consultoria D&M Perícia Elétrica, relata ter lidado com condomínios recém-construídos cujas instalações ofereciam riscos à segurança dos moradores.

Duarte explica que laudos de vistoria elétrica pagos pelo condomínio não verificam as unidades de moradores, apenas as áreas de uso coletivo. No entanto, o condômino pode contratar uma vistoria individual, para garantir que está utilizando uma energia segura e eficiente também em sua casa.

E para aqueles que se preocupam em gastar demais com as revisões e reparos, especialistas explicam que a economia após estes cuidados é direta e de longa duração. Em especial, identificar as “fugas de corrente” (quando a energia “foge” dos limites do circuito elétrico, como um vazamento) e eliminá-las pode reduzir o valor das contas.

Para além do dinheiro, é importante considerar a segurança. Segundo a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), mais de 1.500 acidentes de origem elétrica aconteceram no país só em 2020, sendo 51% deles fatais. O custo de choques, incêndios e outros incidentes pode ser ainda maior que o das bandeiras tarifárias.

Fonte: Agora

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA
Veja também

Posts Relacionados

O condomínio é obrigado a instalar tomadas para carros elétricos?

O condomínio é obrigado a instalar tomadas para carros elétricos? Por Fernando Augusto Zito e Carlos Simão* Essa questão está se tornando cada vez mais comum na vida em condomínios, devido ao aumento significativo na venda de carros elétricos e híbridos no Brasil. De acordo com a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores),

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?   Em um ambiente condominial, manter uma convivência harmoniosa entre os moradores é crucial para preservar um ambiente agradável e seguro para todos. No entanto, é comum surgirem questionamentos e desacordos quanto à interpretação das normas que regem o funcionamento do condomínio, especialmente em relação à convenção

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças O que é fundo de reserva?  A gestão financeira é um dos aspectos mais cruciais na administração de um condomínio. Isso porque ela é essencial para manter as contas em ordem e garantir a manutenção da estrutura e das áreas comuns do condomínio. Existem dois

Recomendado só para você
Crise energética: o seu condomínio está preparado? Confira checklists de…
Cresta Posts Box by CP