Como Trazer Mais Charme Para Seu Lar Por Meio Da Madeira

Decoração: como trazer mais charme para seu lar por meio da madeira!

Como trazer conforto, aconchego e calor para a decoração por meio da madeira

A madeira nunca perde sua majestade. Nos projetos de decoração, ela aparece em sua forma maciça ou em painéis decorativos.

Seja sozinha ou misturada com outros revestimentos, em móveis e bancadas, ou como acabamento para paredes. E, independentemente do jeito que é empregada, ela é um dos materiais ‘quentes’ que garante conforto e aconchego para os ambientes.

Amadeirado clarinho

A arquiteta Giovanna Ataíde projetou um apartamento de 30 m² com integração total, focando em espaços para descanso, preparo de refeições e para receber amigos e familiares. Repare que a madeira clarinha, que ajuda a iluminar os ambientes com DNA neutro, aparece em diversos detalhes, como os nichos, os armários sob medida, a bancada e o ripado.

Painéis esculturais

Para uma residência sobre um penhasco com vista para Manhattan e um lago, em Nova York, a arquiteta e designer de interiores Carla Guilhem priorizou a vista e a iluminação natural por meio dos panos de vidro. No interior, destaque para o balé conceitual entre as formas geométricas e as orgânicas, como os painéis de madeira que figuram em diversas paredes da casa.

Bancadas e divisórias

A arquiteta Juliana Miranda projetou um escritório de advocacia sofisticado e com espaços amplos que mantiveram o pé-direito duplo da entrada, e que privilegiaram a bela vista da cidade. Nas mesas como revestimento e em alguns ambientes na forma de painéis lisos ou ripados, a madeira trouxe uma atmosfera prática, atemporal e elegante.

Decoração neutra

A arquiteta Ana Letícia Virmond pensou a decoração de um apartamento com amplo pé-direito duplo. O desejo do cliente era tornar os espaços leves e aconchegantes. Para isso, a aposta da profissional foi nos painéis de madeira com acabamento fosco e detalhes em laca off-white. Tons naturais foram empregados para tornar os ambientes agradáveis e calorosos, e a junção de materiais e texturas contribui para um toque contemporâneo. Assim, as cores neutras, branco e caramelo favorecem um cenário leve e acolhedor, que remete à ideia do bem-estar da família e amigos.

Modernidade e sofisticação

Um dos mais tradicionais hotéis de Curitiba, o Grand Hotel Rayon passou por uma reforma projetada pelo arquiteto Eduardo Mourão. O hotel oferece agora novas e exclusivas opções gastronômicas, de entretenimento e lazer. Entre elas, estão o restaurante asiático Hai Yo, do estrelado chef Kazuo Harada, e o Room 1424, um clube de música ao vivo.

Tudo foi pensado para receber os hóspedes e visitantes com conforto. Para enaltecer a elegância do espaço, foram utilizados materiais nobres e atuais, como mármores, porcelanatos, aço inox e veludo. No lobby do hotel, foi realizada uma grande intervenção, com a substituição do piso de granito cinza por um porcelanato bianco de grandes dimensões, e o revestimento das paredes com chapa de melamina.

Aconchego que abraça

Reformar a área total de 703 m², criar espaços distintos, porém integrados, e refazer a cozinha industrial padronizada para receber o chef italiano que comanda o restaurante. Esse foi o pedido do cliente para Daiane Moraes.

Na entrada, chama a atenção a pintura da artista visual Raquel Lima, com mais de 20 m². A marcenaria interna e as cores vibrantes e intensas lembram a força do vinho, principal bebida oferecida no estabelecimento. Além de promover efeitos de acústica, com iluminação geral e focada, que torna o ambiente extremamente agradável.

Mais rústico

O pedido foi reformar e dar nova vida à residência, depois de sete anos de uso. Entre as demandas, estava a transformação de uma sala de lareira em um ambiente destinado à degustação de vinhos. Embora o universo da bebida tenha sido o ponto de partida, o projeto incorporou a modernidade do casal. Sobre uma lareira a álcool em Onix Verde Paquistano iluminado, um revestimento em madeira tipo demolição com logo de vinhos em baixo relevo elevou-se pelo pé-direito duplo, com um jardim vertical e nichos de aço Corten, de fundo em acrílico, para abrigar grandes safras. O projeto é assinado pela arquiteta Viviane Busch.

Mobiliário

As arquitetas Tatiana Ravache e Laura Ribas projetaram um novo office para a Safegold, empresa de gerenciamento de capital. Na proposta, seriedade e credibilidade por meio de ambientes fluidos, sofisticados e integrados. O projeto alia sofisticação e funcionalidade.

Um armário do piso ao teto traz nichos iluminados, com frentes ripadas, além de mobiliários de madeira, que contrastam com os elementos modernos e conferem calor aos ambientes.

Texturas e piso

O home theater foi idealizado para atender a necessidade dos clientes de criar uma área mais íntima, que antecedesse os quartos, em um ambiente com todo o requinte e aconchego desejado pela família.
Inspirada no perfil dos moradores, a dupla de arquitetas Amanda Beê e Monique Mazurkievz, do escritório AMMO Arquitetura e Interiores, apresentou um estilo contemporâneo, atemporal e sofisticado, em composição harmônica de materiais e texturas, como o mármore e o couro. A mescla de tons partiu da escolha de itens, como o piso de madeira maciça, que traz o aconchego do revestimento natural.

 

 

Fonte: Gazeta do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *