Entenda Melhor A Importância Do Zelador Para Preservação Dos Bens Do Seu Condomínio (1)

Entenda melhor a importância do Zelador para preservação dos bens do seu condomínio!

Dia do Zelador: Entenda a data e o que faz o profissional da área

Conheça a história de dois zeladores que dedicam a vida ao cuidado com o patrimônio

Mais do que zelar, cuidar, limpar e organizar, o papel dos zeladores é mais do que preservar o bem público. Mas para alguns deles, a função vai além de um trabalho e se torna grande parte de suas vidas.

O maranhense Jeucivan Antonio Vicente da Silva, de 50 anos, que leva o apelido de ‘Silvio’, enxerga a profissão com muito carinho. “Além de estar exercendo uma profissão, você está defendendo sua dignidade. Nós cuidamos de vidas no trabalho e na nossa casa”, disse o zelador que trabalha em um edifício na Riviera de São Lourenço, em Bertioga.

Jeucivan já trabalhou como segurança, mas é zelador há 22 anos. “Trabalhei em Maresias e depois fiquei na Riviera. Hoje cuido da equipe, distribuindo as tarefas diárias, depois fico regendo o serviço executado, elevador, piscina, hall social, serviço, espaço gourmet, churrasqueira, limpeza de barracas de praia, cadeira, limpeza do prédio no geral”, explica o zelador, que mora com a esposa, o enteado e três cachorros.

Já para Cristiano Bispo dos Santos, de 43, o trabalho como zelador abriu muitas portas. Ele trabalha em condomínios há quase 12 anos e, em 2015, teve a oportunidade de concluir a graduação em administração de empresas. “Meu TCC [trabalho de conclusão do curso] foi baseado nos colaboradores e no perfil democrátivo de trabalho”.

Cristiano vê o trabalho como uma extensão da sua vida e trata os colegas como família. “Eu trabalho em equipe, em conjunto, temos que cuidar deles, pq são como família. Como supervisor não sou autoritário, trabalho na parte operacional e administrativa e faço o suporte do síndico. Nós temos um elo muito grande entre eu, síndico e a empresa administradora de condomínios”, explicou.

Nascido em Santos, ele veio para Bertioga aos 2 anos. Foi fiscal de tráfego da empresa de transporte público Viação Bertioga e morou um ano na Espanha, trabalhando em uma escolinha de futebol. Hoje vive com a filha, dois enteados e a esposa, com a qual vive há 7 anos, e agradece a zeladoria.

Para ele, o trabalho do zelador requer muito comprometimento. “Ser zelador é uma vida, 90% da sua vida você dedica ao seu trabalho, tem que ser bem concentrado. E para todos nós é importante o reconhecimento, o carinho do pessoal conosco. Isso vale a pena”, disse.

Dia do Zelador

No Brasil, o Dia do Zelador é comemorado em várias datas diferentes, entre os dias 9 e 11 de Fevereiro, principalmente. No entanto, a Lei nº 2.131, de 4 de outubro de 1979, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, decretou o dia 11 de Fevereiro como o Dia do Zelador.

Fonte: Costa Norte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *