Entenda o que é uma convenção de condomínio e por que ela é importante!

142 Grupo Sea (1) - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA

Índice

A convenção de condomínio é um dos documentos mais importantes de um edifício. Sem ela, seria impossível traçar normas adequadas à realidade de cada local.

A convenção de condomínio é um dos documentos mais importantes de um edifício. Sem ela, seria impossível traçar normas mais adequadas à realidade de cada local. Sua importância é tão grande que resolvemos escrever o presente texto para explicar tudo sobre ela. Se você não a conhece, o momento de conhecê-la é agora!

O que é convenção de condomínio?

Convenção de condomínio ou estatuto do condomínio é o conjunto de normas do condomínio, elaborado quando os moradores começam a ocupar o edifício, e destinado aos condôminos e inquilinos. É uma das leis condominiais, hierarquicamente inferior ao Código Civil (lei federal) e não pode contrariar nenhuma disposição legal municipal, estadual ou federal.
O Código Civil Brasileiro (Lei nº 10.406/2002) possui normas sobre a propriedade e sobre o condomínio. Alguns pontos abordados por ele são definição e registro do condomínio edilício, direitos e deveres dos condôminos, administração e extinção do condomínio, entre outros. Sempre que a convenção dispuser sobre esses assuntos, deverá estar em conformidade com o Código.

Registro da convenção

A convenção deve ser subscrita por, no mínimo, dois terços dos titulares das frações ideais, e deve ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis para valer contra  terceiros. O registro é importante para obrigar titulares, possuidores e detentores a respeitá-la. O síndico, sempre que possível, deve oferecer uma cópia da convenção aos novos moradores para que eles tenham ciência das regras às quais se submeterão.
O registro da convenção é realizado pela construtora responsável pelo edifício.

O que deve constar no estatuto do condomínio?

De acordo com os artigos 1.332 e 1.334 do Código Civil, o estatuto do condomínio deve conter:

  • Discriminação e individualização das unidades de propriedade exclusiva, estremadas uma das outras e das partes comuns;
  • Determinação da fração ideal atribuída a cada unidade, relativamente ao terreno e partes comuns;
  • Finalidade das unidades;
  • Valor e forma de pagamento das despesas ordinárias e extraordinárias do condomínio;
  • Administração;
  • Questões sobre as assembleias (competências, forma de convocação e quorum de deliberações);
  • Sanções aos condôminos ou inquilinos;
  • Regimento interno.

Como alterar a convenção do condomínio?

O estatuto do condomínio deve ser alterado sempre que se tornar desatualizado com a legislação brasileira. Frequentemente, vemos mudanças nas leis, inclusive no Código Civil, que é o guia da convenção. Alguns estatutos, inclusive, foram feitos antes da entrada em vigor do Código (2002), e podem conter disposições obsoletas.
O síndico que perceber que a convenção do condomínio está desatualizada, seja anterior ou não  ao Código Civil, deve convocar uma assembleia de condôminos para expor a necessidade de se corrigir as disposições da lei  condominial. A alteração da convenção de condomínio depende da aprovação de ⅔ dos votos dos condôminos.
Após aprovar a alteração, a convenção deverá ser novamente registrada. Neste caso, a incumbência é do responsável legal pelo condomínio, que pode ser o síndico ou a administradora. É importante contar com o auxílio de um advogado especialista no ramo para a função.

A convenção de condomínio é uma lei condominial importante para regular as relações entre os moradores (direitos e deveres) e entre estes e o edifício. Disposições sobre síndico, Conselho Fiscal, assembleia geral e outros atores da administração também constam nela.

Fonte: Viva o condomínio

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA
Veja também

Posts Relacionados

142 Grupo Sea (13) - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA

Descubra agora como melhorar a segurança do seu condomínio em 2023

O ano de 2023 já tá ai e, com ele, começam os planejamentos de síndicos para seus respectivos condomínios. E neste contexto, dentre as grandes perguntas que todo gestor condominial se faz no início de cada temporada, talvez a principal fique por conta de uma: como melhorar a segurança do condomínio? Em resumo, a segurança é um dos

142 Grupo Sea (11) - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA

Invasão em condomínio: saiba quais os disfarces comumente usados

Um dos grandes diferenciais de quem mora em condomínio com certeza é a segurança. Saber que há procedimentos a serem seguidos e um aparato de tecnologia ajuda não só na sensação de segurança, mas também afasta os mal intencionados do condomínio. Porém, a criatividade dos assaltantes não para de crescer. “A principal ‘novidade’ são os

142 Grupo Sea (5) - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA

Você sabe como descartar o lixo eletrônico do seu condomínio?

Há a necessidade do descarte correto de resíduos eletrônicos, inclusive no condomínio, que deve ter esse cuidado para com o meio ambiente. O Brasil ocupa o quinto lugar na lista de maiores produtores de lixo eletrônico no mundo. Segundo estimativa da Plataforma para Aceleração da Economia Circular (Pace), anualmente, são cerca de 1,5 milhão de toneladas de

Recomendado só para você
Aprenda a escolher a alternativa adequada para o seu condomínio…
Cresta Posts Box by CP