Evite que festas virem pesadelos para síndicos e condôminos!

142 Grupo Sea - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA

Índice

A festa em apartamento pode ser uma facilidade, mas o momento de lazer pode se transformar em incômodo. Veja o que fazer para evitar reclamações dos vizinhos e do síndico

Quem não gosta de curtir um momento feliz com seus amigos ou familiares? Isso é totalmente normal. No entanto, quando você realiza a festa no apartamento, precisa tomar cuidado. Afinal, os vizinhos têm direito ao descanso e ainda existe a chamada Lei do Silêncio.

Então, como fazer festa em apartamento, qualquer que seja o tamanho do imóvel? Primeiro, é importante saber que o morador tem direito a fazer a comemoração. O ponto-chave é cumprir as regras para evitar reclamações. Caso contrário, conflitos entre os condôminos podem acontecer e o síndico pode até aplicar advertências e multas.

Para evitar esses problemas, vamos trazer algumas explicações sobre esse assunto. Dessa forma, você vai cumprir as diretrizes e evitar qualquer desconforto no seu condomínio. Veja o que será visto neste conteúdo:

  • Posso fazer festa em apartamento?
  • Quais são as regras para fazer festa no apartamento?
  • Como fazer uma festa em apartamento?
  • Como fazer uma festa sem incomodar os vizinhos?

Boa leitura!

Posso fazer festa em apartamento?

Sim, fazer a sua festa no apartamento é uma possibilidade. Porém, é preciso atentar a dois pontos principais: leis relativas ao silêncio e regimento interno. Vale ressaltar que esse último deve seguir as regras do primeiro. Portanto, é proibido ser mais permissivo. O que vale é ser mais restritivo.

De modo geral, o artigo 42 da Lei 3.688/1941 define que é proibido perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheio com gritos e algazarra, abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos entre outros.

Quem descumprir essa diretriz está sujeito a uma pena de prisão simples, de 15 dias a 3 meses, e multa. Os municípios também costumam ter leis que definem as regras específicas para medir o que seria a perturbação de sossego.

Por exemplo, na cidade de São Paulo, o limite de ruído em zonas residenciais é de 50 decibéis entre 7h e 22h. Das 22h às 7h, cai para 45 decibéis. Em áreas mistas, os valores passam para 65 decibéis e entre 45 e 55 decibéis, respectivamente. Nas regiões industriais, aumenta para 70 decibéis e 60 decibéis. Para ter uma ideia, 50 decibéis é o equivalente a um choro de bebê.

Por isso, é importante verificar as regras da sua cidade antes de fazer uma festa em apartamento.

Quais são as regras para fazer festa no apartamento?

Para saber como fazer festa em apartamento, o primeiro passo é saber quais são as regras estabelecidas pelo condomínio. Elas devem estar definidas no regimento interno. Por exemplo, o documento pode determinar que:

  • Todos os convidados devem ter seus nomes indicados na portaria e precisam avisar quando saírem;
  • Os convidados estão proibidos de circularem nas áreas comuns, exceto para ir até a unidade autônoma e sair dela;
  • O morador deve restringir o barulho para o período entre 8h e 22h.

Perceba que essas regras de horários devem seguir as leis vigentes ou serem mais restritivas. Por isso, é importante consultar esses documentos.

Como fazer uma festa em um apartamento?

A maioria das reclamações em condomínios se refere ao barulho. Por isso, antes de fazer a sua comemoração, pense no que é conveniente para festa em apartamento e se é adequado optar por essa alternativa.

Talvez você chegue à conclusão que teria mais liberdade em um local específico para comemorações, como o salão de festas, churrasqueira ou espaço gourmet do condomínio, ou até mesmo um clube. Se ainda assim achar que o melhor é utilizar a sua residência, siga as dicas abaixo para evitar problemas com os vizinhos e o síndico.

1. Tenha poucos convidados

O primeiro passo para evitar que a sua festa incomode os vizinhos é ter uma lista de convidados enxuta. Perceba que a movimentação de pessoas passará pelo corredor — que é uma área comum — e o vai e vem também poderá causar barulho para quem mora logo abaixo. Por isso, nunca transforme o seu encontro em uma balada.

2. Facilite a locomoção das pessoas

Quando houver várias pessoas no mesmo local, é possível que os móveis precisem ser afastados. Tenha esse cuidado, especialmente quando for fazer festa em apartamento pequeno. Assim, você evita que os convidados arrastem ou batam no mobiliário causando barulho, além do necessário.

3. Cuidado com a varanda

A sacada pode ser uma grande vantagem para quem quer fazer um churrasco ou até mesmo estender o espaço da sala. Porém, pode causar muito incômodo para os vizinhos. Por exemplo, já pensou no barulho que pode ser emitido pela varanda ao fazer uma festa em apartamento?

Isso acontece porque o ar propaga o som. Com isso, o ruído ouvido nos outros apartamentos pode ser bem mais alto do que aparenta. Além disso, a fumaça de uma churrasqueira e outras situações podem causar incômodo aos outros moradores. Se na sua varanda não há sistema de exaustão, o churrasco é proibido.

Ou seja, utilize a varanda somente quando extremamente necessário. Nesse caso, vale avisar o síndico e até informar os outros moradores, para evitar reclamações e conflitos desnecessários.

4. Avise sobre entregas e convidados à portaria

Ainda que o regimento interno não obrigue, é de bom tom informar a portaria sobre possíveis entregas e lista de convidados. Afinal, quando o assunto é festa em apartamento, é importante trabalhar o bom senso.

Essa situação é ainda mais necessária para festas infantis, já que costuma ter entrega de bolo, docinhos e até brinquedos. Portanto, deixe tudo claro para evitar que o síndico repasse a reclamação de algum vizinho incomodado com a passagem de pessoas estranhas pelo condomínio.

5. Respeite sempre os vizinhos

Aquela máxima “a minha liberdade termina quando começa a do outro” deve sempre valer em condomínios. Lembre-se de que ninguém tem a obrigação de aguentar o barulho feito no seu apartamento. Por isso, tome cuidado para não extrapolar os limites.

Nesse sentido, existem algumas dicas que podem fazer a diferença. Uma delas é verificar se você convidou alguém que fala muito alto, por exemplo. Se alguém fizer muito barulho, peça gentilmente para “maneirar”.

Além disso, já falamos sobre avisar os vizinhos e o síndico. Para aumentar a simpatia dos outros, uma dica é deixar um vasinho de planta, um chocolate ou qualquer outro mimo que consiga abrandar uma possível má impressão.

Como fazer uma festa sem incomodar os vizinhos?

Além das dicas básicas, ainda existem outras recomendações para quem deseja fazer a sua festa sem prejudicar os outros moradores.

6. Prefira fazer festa infantil em outro lugar

As crianças não têm noção de barulho e nem conseguem ficar paradas no mesmo lugar. Por isso, é melhor optar pelo salão de festas. Assim, todos poderão correr, gritar, brincar sem que você pareça a pessoa chata que pede silêncio o tempo todo.

7. Identifique quando a bebida deve ser suspensa

A bebida alcoólica é bastante comum nas festas, mas pode fazer as pessoas ultrapassarem seus limites. Por isso, saiba qual é o momento certo de suspender o consumo para evitar que as pessoas façam mais barulho do que o necessário. Tenha opções de drinks e coquetéis não alcoólicos.

8. Nunca coloque uma pista de dança no apartamento

Por mais que muita gente goste, a pista de dança costuma causar problemas em condomínios. Isso porque a festa no apartamento acaba incomodando os vizinhos por causa dos pulos, do barulho dos sapatos e até de possíveis móveis que ficam pelo caminho.

9. Faxina somente no dia seguinte

Se você é daquelas pessoas que gostam de dormir com tudo limpo, saiba que é melhor deixar essa prática de lado quando fizer uma festa no seu apartamento. Isso porque pode gerar muito barulho para os vizinhos bem na hora que eles querem descansar. Arrume tudo no dia seguinte, de preferência depois das 8h.

10. Escolha música ambiente

Ainda que você prefira algo mais animado, é melhor evitar músicas agitadas. Além de incentivarem a dança, também tendem a ser ouvidas em volume mais alto. Ou seja, é um duplo risco para você receber uma multa.

Com essas 10 dicas para fazer uma festa no apartamento, você conseguirá realizar o seu encontro com amigos e familiares sem problemas com os vizinhos. Assim, seguirá as regras de boa convivência e manterá a paz entre todos.

Se você gostou dessas dicas, compartilhe com seus vizinhos e síndico, pode ser uma boa base para organizar as regras de convivência do seu condomínio.

Fonte: Síndiconet

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA
Veja também

Posts Relacionados

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?   Em um ambiente condominial, manter uma convivência harmoniosa entre os moradores é crucial para preservar um ambiente agradável e seguro para todos. No entanto, é comum surgirem questionamentos e desacordos quanto à interpretação das normas que regem o funcionamento do condomínio, especialmente em relação à convenção

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças O que é fundo de reserva?  A gestão financeira é um dos aspectos mais cruciais na administração de um condomínio. Isso porque ela é essencial para manter as contas em ordem e garantir a manutenção da estrutura e das áreas comuns do condomínio. Existem dois

Quando o síndico pode ser processado? Veja lei e casos possíveis

Quando o síndico pode ser processado? Veja lei e casos possíveis   O síndico é a pessoa designada legalmente para representar o condomínio. Entre suas responsabilidades estão a administração do condomínio, a garantia do cumprimento das regras para promover uma convivência harmoniosa entre os moradores, o fornecimento de prestação de contas e outras obrigações estabelecidas

Recomendado só para você
Em um futuro próximo, os veículos elétricos devem crescer em…
Cresta Posts Box by CP