Fachada de condomínio: entenda os cuidados ao realizar a manutenção da sua

142 Grupo Sea - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA

Índice

É incrível como a restauração de fachadas pode fazer uma diferença na estética de um condomínio.  Mas não só esteticamente a reforma de fachada também tem sua importância física, como a conservação a valorização do patrimônio.

Mas para que essa reforma seja feita da maneira correta, é muito importante seguir alguns cuidados. De acordo com o engenheiro civil da Lanzieri Engenharia e Construção, Sergio Lanzieri, os cuidados são primordiais para que uma reforma de fachada seja bem sucedida.

“É importante verificar os equipamentos de segurança (EPI); verificar as instalações e montagem dos equipamentos externos, como por exemplo, o balancim e as cadeirinhas; treinar a equipe de acordo com a NR35; e sempre fazer o isolamento da área do térreo próximo às áreas que serão reformadas”relata Sergio.

Vale lembrar que o síndico é o responsável pela intervenção, contanto que, os condôminos tenham aprovado, em Assembleia, as reformas.

“O síndico precisa não só saber administrar o condomínio, como estar por dentro da legislação, e uma das normas importantes que trata da reforma de fachada de condomínios é a NBR16280”diz o engenheiro.

A IMPORTÂNCIA DA REFORMA DA FACHADAS

Já citamos acima que a restauração das fachadas dos condomínios é muito importante para a conservação e valorização do condomínio.

Já que um possível comprador pode desistir do negócio se ver algum defeito na infraestrutura. Além do que, essa situação pode comprometer o trabalho do síndico, pois acaba sendo visto como um mau gestor. E os próprios moradores podem fazer alguma reclamação com relação a esse problema.

As reformas das fachadas condominiais também ajudam a garantir a segurança dos condôminos e é mais um motivo para ser preservada.

“Vai além da estética, pois se trata de um direito que deve ser garantido aos moradores tanto pelo síndico como pela administração do condomínio”explica Lanzieri.

ERROS CRUCIAIS

Segundo Sergio, os principais erros cometidos na realização desse tipo de serviço e não cuidar da segurança ao fazê-lo.

“É preciso prezar pela segurança dos serviços que são realizados, deve-se utilizar materiais de boa qualidade e principalmente, obedecer às normas de trabalhos em altura, que é NR35”, acrescenta ele.

RECOMENDAÇÃO

Lanzieri recomenda que o síndico observe e saiba escolher as empresas prestadoras de serviços.

“É recomendado que se contrate uma empresa responsável, que saiba o que está fazendo e como fazer da maneira correta, como também garantir mão de obra qualificada, além de utilizar produtos e materiais de qualidade, e por fim, sempre prezar pela segurança tanto dos funcionários quanto dos moradores do condomínio”, finaliza Sergio.

Ressaltando que uma fachada bem cuidada, limpa, e com a pintura em dia, transmite a sensação de comprometimento por parte da administração do empreendimento e atrai cada vez mais pessoas interessadas em estar naquele condomínio.

Fonte: Viva o Condomínio

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA
Veja também

Posts Relacionados

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?   Em um ambiente condominial, manter uma convivência harmoniosa entre os moradores é crucial para preservar um ambiente agradável e seguro para todos. No entanto, é comum surgirem questionamentos e desacordos quanto à interpretação das normas que regem o funcionamento do condomínio, especialmente em relação à convenção

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças O que é fundo de reserva?  A gestão financeira é um dos aspectos mais cruciais na administração de um condomínio. Isso porque ela é essencial para manter as contas em ordem e garantir a manutenção da estrutura e das áreas comuns do condomínio. Existem dois

Quando o síndico pode ser processado? Veja lei e casos possíveis

Quando o síndico pode ser processado? Veja lei e casos possíveis   O síndico é a pessoa designada legalmente para representar o condomínio. Entre suas responsabilidades estão a administração do condomínio, a garantia do cumprimento das regras para promover uma convivência harmoniosa entre os moradores, o fornecimento de prestação de contas e outras obrigações estabelecidas

Recomendado só para você
Fique por dentro dos principais direitos do inquilino em caso…
Cresta Posts Box by CP