A Tecnologia Como Aliada Do Síndico! Leia E Entenda (1)

Mordomo virtual: a tecnologia como aliada do síndico! Leia e entenda.

Mordomo virtual dentro dos condomínios: possível ou ficção?

Inteligência Artificial pode ser a ajuda que o síndico precisa em relação à comunicação. Após a leitura do artigo, deixe seu comentário

De acordo com Peter Drucker, 60% de todos os problemas das empresas resultam de falha de comunicação.

Gostaria de compartilhar com vocês que um dos grandes problemas dentro do condomínio é a comunicação. Muitas vezes o síndico não consegue achar a melhor forma de se comunicar e com isso o morador não vê valor naquela situação ou naquele projeto.

Com a falta de comunicação geramos vários problemas dentro do condomínio, como:

  • Conflitos entre síndico e morador;
  • Conflitos entre os próprios moradores;
  • Conflitos entre moradores e prestadores de serviços;
  • Projetos não aprovados devido a uma falha de comunicação;
  • desvalorização do imóvel.

A cada dia que passa percebo que uma das qualidades que o síndico do futuro precisa ter é uma comunicação assertiva e uma boa oratória para com os moradores, funcionários e prestadores de serviço.

Imagine uma assembleia virtual, você, Síndico Mega Power, dando um show na comunicação e também na apresentação. Preparou os slides com congruência, treinou o tempo da apresentação várias vezes, simulou as possíveis perguntas que poderiam existir e já preparou as respostas, fez anotações no PowerPoint de tópicos que não pode esquecer de jeito nenhum, preparou o ambiente de transmissão com uma boa iluminação, entendeu o perfil dos moradores e seu tom de voz e a velocidade da apresentação seguirá conforme o perfil dos moradores. Se você já faz tudo isso, parabéns! Você está no caminho. Se você ainda não faz, bora correr atrás para fazer acontecer.

Calma, calma, precisava mostrar o meu ponto de vista para poder comentar o que penso do futuro em relação à comunicação.

Em 2015, a Amazon lançou sua assistente virtual chamada Alexa. Ela ajuda você com suas pesquisas na Internet, com sua agenda, te fala sobre o trânsito nesse momento específico, pode se integrar com seus eletrodomésticos. Você está na sala do seu apartamento e pede para ela tocar sua música favorita e, como num passe de mágica, a música começa a tocar. Quanto mais você utiliza, mais a inteligência artificial trabalha para ser mais assertiva nas respostas para suas perguntas.

Imagine você acordando com uma forte dor de cabeça. Não quer nem sair da cama então você resolve agendar uma consulta médica através da Alexa. Isso mesmo: o Doutor AI é um bot com inteligência artificial que foi treinado por mais de 100 mil médicos de 141 especialidades! Depois da consulta, a Amazon pode até entregar o remédio no seu condomínio. Claro que você já vai ter o armário inteligente instalado no seu condomínio. Quando o entregador chegar, coloca o remédio no armário, você recebe uma notificação no seu aplicativo e, quando chega lá para retirar, basta apresentar o QR Code para liberar a porta e pegar o medicamento.

Seguindo nessa linha, fico imaginando o condomínio com um “mordomo virtual”.

Imagina você no elevador e o mordomo virtual interage com você na tela que está dentro do elevador:

“Sr. Julio, bom dia! Você sabe que hoje teremos uma assembleia virtual para tomarmos a decisão da implantação da portaria remota no nosso condomínio e acontecerá às 19h30. Posso fazer uma videochamada para você nesse horário? É muito importante sua participação.”

Imagine que, no dia seguinte, a jovem Marjorie entra no elevador e o mordomo virtual diz:

“Marjorie, aprovamos a portaria remota no condomínio e vai ser instalada no dia 30 de março”. A Marjorie questiona sobre a empresa vencedora. O mordomo faz uma busca na Internet e comenta: “Marjorie, essa empresa não tem reclamações no Reclame Aqui, também não existe nenhum processo contra ela.”

Imagine um novo inquilino chamado Fábio. Ele chega no hall de entrada do condomínio, não leu o regimento interno (creio que poucos leem) e se depara com uma tela dessa com o mordomo virtual e pergunta: “Posso tomar banho de piscina?”. A resposta é praticamente imediata:

“Senhor Fábio, já são 22h37 e, conforme o regimento interno do condomínio, a piscina fecha às 21h. Portanto, nesse momento, o senhor não poderá tomar banho de piscina, mas amanhã, a partir das 08h, ela estará aberta para você”.

Tenho certeza que a IA (Inteligência Artificial) vai ser uma grande aliada para o síndico do futuro, ajudando na comunicação e também na organização interna do condomínio. Se a assistente virtual já me ajuda nas minhas tarefas pessoais atualmente, seria uma viagem pensar que ela poderá me ajudar na gestão do meu condomínio?

Dica Mega Power: no livro Inteligência Artificial, do Kai-Fu Lee, ele comenta que a IA vai ajudar os seres humanos em todas as tarefas rotineiras, na comunicação mais assertiva e nas orientações que já temos informações necessárias para chegar a uma conclusão.

E aí, você achou esse artigo uma loucura? Coloca sua opinião no post.

Fonte: Sindiconet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *