O prazo para o DIRF vence dia 26 de fevereiro! Fique atento(a) e saiba agora a importância dele!

Índice

DIRF

Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte

  • O que é Dirf: Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte
  • Prazo: último dia útil de fevereiro. Em 2021, vence em 26/02
  • Como declarar: consulte o site do Ministério da Economia
  • Situação: Obrigação anual, com atraso sujeito a multa.

A Dirf é uma obrigação tributária enviada à Receita Federal anualmente pelas fontes pagadoras que retém imposto de renda na fonte. Não deve ser confundida com o Imposto de Renda.

Nela, o condomínio deve informar pagamentos feitos a:

  • funcionários próprios
  • prestadores de serviços, como síndicos remunerados, tercerizadoras, administradora etc
  • plano de saúde

No caso de prestadores de serviços, a declaração é feita por meio de referências exigidas das notas fiscais, como CNPJ da empresa, número da nota, valor e código.

A Dirf 2021, ano-calendário 2020, deve ser entregue à Receita Federal até 26/02/2021.

De acordo com informções no site do Ministério da Economia, os condomínios edilícios não obrigados a entrega da declaração com o uso do certificado digital:

“A assinatura digital efetivada mediante utilização de certificado digital válido é obrigatória para a transmissão da Dirf 2021 por todas as pessoas jurídicas, exceto as optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Simples Nacional”, diz o site, remetendo para Instrução Normativa RFB nº 19 90 , de 18 de novembro de 2020, art.5º, §2º.

Para informaçoes mais detalhadas, o Ministério da Economia elaborou um documento com Perguntas e Respostas Dirf 2021.

Documentos organizados o ano inteiro para não haver atrasos

Para não ter problemas na hora de declarar a DIRF, o ideal é se organizar o ano todo e manter todas as notas fiscais em dia e organizadas mês a mês.

Uma dica das administradoras de condomínios é que o síndico que tomou posse no meio do ano confira rapidamente como a administração das notas era feita pela antiga gestão, para que tenha tempo de providenciar algumas pendências.

Para os atrasados, outra orientação é fazer uma declaração incompleta, mas providenciar toda a documentação e solicitar uma ratificação da declaração. Mas é importante ficar atento ao prazo para não criar mais problemas.

orientação da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) é para o cumprimento do prazo.

Fonte consultada: AABIC

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA
Veja também

Posts Relacionados

O condomínio é obrigado a instalar tomadas para carros elétricos?

O condomínio é obrigado a instalar tomadas para carros elétricos? Por Fernando Augusto Zito e Carlos Simão* Essa questão está se tornando cada vez mais comum na vida em condomínios, devido ao aumento significativo na venda de carros elétricos e híbridos no Brasil. De acordo com a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores),

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?   Em um ambiente condominial, manter uma convivência harmoniosa entre os moradores é crucial para preservar um ambiente agradável e seguro para todos. No entanto, é comum surgirem questionamentos e desacordos quanto à interpretação das normas que regem o funcionamento do condomínio, especialmente em relação à convenção

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças O que é fundo de reserva?  A gestão financeira é um dos aspectos mais cruciais na administração de um condomínio. Isso porque ela é essencial para manter as contas em ordem e garantir a manutenção da estrutura e das áreas comuns do condomínio. Existem dois

Recomendado só para você
É preciso cuidar da piscina, mas não exagere nos produtos…
Cresta Posts Box by CP