Síndico, sabia que a coleta de óleo pode trazer mais economia ao seu condomínio?

142 Grupo Sea - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA

Índice

Descarte correto do resíduo também ajuda o meio ambiente e gera renda para cooperativas

A implementação de um sistema de coleta de óleo em condomínios pode ajudar a reduzir as despesas com desentupimento de tubulações e limpeza de caixa de gordura, além de contribuir para reduzir a emissão de poluentes.

“Todo condomínio gasta uma grande quantidade com desentupimento ou limpeza de caixa de gordura. Os moradores jogam o óleo [pelo ralo] e há uma caixa onde essa gordura se concentra. Depois vem uma empresa limpar. Isso não é inteligente”, afirma Célia Marcondes, fundadora da Ecóleo (Associação Brasileira para Sensibilização, Coleta e Reciclagem dos Resíduos de Óleo Comestível).

A associação faz um trabalho de organização das cooperativas e catadores autônomos que coletam esse tipo de resíduo. Célia recomenda aos síndicos que pretendem implementar esse sistema, que entre em contato com a entidade para que saibam quem faz a retirada na região.

O advogado e síndico profissional Sidney Spano iniciou a coleta do óleo no prédio onde mora há cerca de cinco anos.

“O custo de implantação foi zero. Temos os recipientes e os moradores descartam o óleo usado dentro desses tanques, que ficam na garagem”, diz.

Por ser uma coisa pequena, que não ocupa espaço e não gera custos, Spano diz que não é necessária a realização de assembleia para autorizar o início da coleta. Ele acrescenta que, após o período de orientação, o morador que for flagrado despejando óleo no lixo comum pode ser multado.

“Temos esse serviço há cerca de 15 anos. Fizemos para ajudar o meio ambiente e também pela manutenção geral. Se essa gordura for jogada nos canos, vai acumulando e entope. É como no nosso coração”, diz o síndico profissional Joaquin Gutierrez Antônio, 62 anos.

A fundadora da Ecóleo afirma que a periodicidade da coleta varia conforme o tamanho do condomínio e da quantidade descartada. Pode ser semanalmente ou mensalmente, por exemplo.

Geralmente, os condomínios doam o óleo para cooperativas, que fazem a comercialização. “É um trabalho importante de geração de renda. Cerca de 70% dos associados informam que vendem para empresas de biodiesel”, diz Célia.

Fonte: Viva o Condomínio

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA
Veja também

Posts Relacionados

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?   Em um ambiente condominial, manter uma convivência harmoniosa entre os moradores é crucial para preservar um ambiente agradável e seguro para todos. No entanto, é comum surgirem questionamentos e desacordos quanto à interpretação das normas que regem o funcionamento do condomínio, especialmente em relação à convenção

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças O que é fundo de reserva?  A gestão financeira é um dos aspectos mais cruciais na administração de um condomínio. Isso porque ela é essencial para manter as contas em ordem e garantir a manutenção da estrutura e das áreas comuns do condomínio. Existem dois

Quando o síndico pode ser processado? Veja lei e casos possíveis

Quando o síndico pode ser processado? Veja lei e casos possíveis   O síndico é a pessoa designada legalmente para representar o condomínio. Entre suas responsabilidades estão a administração do condomínio, a garantia do cumprimento das regras para promover uma convivência harmoniosa entre os moradores, o fornecimento de prestação de contas e outras obrigações estabelecidas

Recomendado só para você
Câmara aprova mudanças do Senado a projeto sobre tema Câmara…
Cresta Posts Box by CP