Você, síndico(a), pode ser responsável por danos decorrentes da falta de manutenção em dia!

Índice

Síndico é responsável por acidentes em condomínio se a manutenção não estiver em dia

Síndicos devem estar atentos à manutenção da área comum do condomínio. A negligência pode levá-lo a responder pelos danos materiais, morais e até criminais. Para evitar a responsabilização, o representante do prédio deve demonstrar que a manutenção do local foi realizada dentro dos parâmetros legais e que todos os problemas que poderiam ser evitados foram contemplados.

O advogado Rodrigo Karpat, sócio do escritório Karpat Advogados e especialista em questões condominiais, explica que há algumas situações em que o síndico pode arcar com eventuais prejuízos financeiros.

“Se a falta de manutenção levar a um dano material, o síndico pode ser responsabilizado, inclusive, como pessoa física por esse dano”, diz. Ele cita o caso de uma pastilha que caiu da fachada e danificou um automóvel ou de um brinquedo no playground, que por falta de manutenção, feriu uma criança.

Neste casos, o dano material com o conserto do carro ou gastos médicos com a criança pode recair sobre o síndico, que também pode responder por danos morais.

Agora, se a falta de manutenção levar a um problema mais grave, como a morte de alguém, o síndico pode responder criminalmente. “Se uma pastilha cair e atingir uma pessoa e ela for a óbito, o síndico vai responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar”, explica o advogado.

Para evitar problemas, a dica do especialista é que o síndico esteja atento e cercado de profissionais que possam se antecipar a eventuais problemas.

Deixar tudo documentado também é importante, caso haja alguma demanda judicial para que possa se defender. O condômino, por sua vez, também vai precisar comprovar que houve negligência para pleitear uma reparação financeira.

Fonte:Istoé

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA
Veja também

Posts Relacionados

O condomínio é obrigado a instalar tomadas para carros elétricos?

O condomínio é obrigado a instalar tomadas para carros elétricos? Por Fernando Augusto Zito e Carlos Simão* Essa questão está se tornando cada vez mais comum na vida em condomínios, devido ao aumento significativo na venda de carros elétricos e híbridos no Brasil. De acordo com a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores),

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?   Em um ambiente condominial, manter uma convivência harmoniosa entre os moradores é crucial para preservar um ambiente agradável e seguro para todos. No entanto, é comum surgirem questionamentos e desacordos quanto à interpretação das normas que regem o funcionamento do condomínio, especialmente em relação à convenção

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças O que é fundo de reserva?  A gestão financeira é um dos aspectos mais cruciais na administração de um condomínio. Isso porque ela é essencial para manter as contas em ordem e garantir a manutenção da estrutura e das áreas comuns do condomínio. Existem dois

Recomendado só para você
Selic continuará sendo motor para crescimento do mercado imobiliário nos…
Cresta Posts Box by CP