Atenção: saiba como evitar falsos recenseadores em seu condomínio!

142 Grupo Sea (7) - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA

Índice

Alerta é do IBGE e das associações de administradoras do Rio e de São Paulo

O Censo Demográfico 2022, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) vai começar em 1º de agosto para apuração de informações nos domicílios e a coluna traz um alerta da Abadi (Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis) e da AABIC (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo), além do próprio instituto sobre os registros de falsos recenseadores.

Segundo o IBGE, o síndico, o porteiro ou o morador de qualquer tipo de domicílio deve solicitar ao recenseador o número do RG, CPF ou matrícula dele no instituto. De posse desses dados, acessar o site respondendo.ibge.gov.br/ e clicar em “Verifique a identidade do entrevistador”. Neste local, é necessário digitar o número do RG, CPF ou matrícula do profissional do IBGE.

Além disso, o crachá do agente vai estar exposto no colete, na parte frontal, à esquerda. A matrícula deverá estar visível no documento. Outra opção de verificação é ligar, gratuitamente, para o telefone: 0800 721 8181. No menu, logo como primeira mensagem, ouvirá a seguinte mensagem: “para confirmar a identidade do recenseador, digite 1”. Quando digitar 1, será atendido por um agente do call center. Na sequência, basta informar a ele o número do RG, CPF ou matrícula do recenseador. E o agente telefônico fará a consulta, confirmando ou não a autenticidade da identidade.

Ainda de acordo com o IBGE, esse é um serviço permanente do instituto para qualquer cidadão que seja procurado para responder a uma pesquisa do órgão e que queira se certificar de que aquela pessoa é mesmo um funcionário do IBGE.

“Além de seguir os protocolos fundamentais de proteção sanitária, o IBGE também trabalha com essa preocupação de segurança pessoal ou residencial. Nesse sentido, basta o síndico, o porteiro ou o morador entrar em contato com os nossos canais de atendimento, que estarão oferecendo as informações necessárias sobre o recenseador que se apresentar no condomínio”, explica Claudio Barbosa, coordenador Operacional do Censo.

A Abadi orienta administradoras e condomínios sobre os cuidados ao receber a visita de um recenseador do IBGE. Para evitar fraudes e falsos profissionais, é fundamental que haja um cuidado redobrado para que a segurança do condomínio, de seus moradores e funcionários não seja colocada em risco.

A associação ressalta ainda que os criminosos aperfeiçoam os seus métodos para tentar invadir condomínios se aproveitando de certas fragilidades e, com isso, é necessário que síndicos e demais funcionários estejam preparados para essas situações.

Em São Paulo evento de orientação

A AABIC (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo) está trabalhando com o IBGE para orientar como poderá ser a abordagem nos condomínios. “A AABIC fará o seu papel de organizar o processo operacional para que sejam aplicados todos os processos obrigatórios que envolvem os condomínios”, diz José Roberto Graiche Júnior, presidente da associação.

A entidade promoverá, no dia 14 de julho, na sede da associação, um encontro entre os representantes do IBGE e os colaboradores das administradoras para orientações sobre o Censo, criando rotinas que possam preservar a segurança de cada condomínio. Vale destacar que haverá um material especial de orientação para as unidades condominiais, que auxiliará as administradoras e síndicos sobre o tema com mais segurança e que será amplamente divulgado nos próximos dias.

Fonte: Viva o Condomínio

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA
Veja também

Posts Relacionados

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?   Em um ambiente condominial, manter uma convivência harmoniosa entre os moradores é crucial para preservar um ambiente agradável e seguro para todos. No entanto, é comum surgirem questionamentos e desacordos quanto à interpretação das normas que regem o funcionamento do condomínio, especialmente em relação à convenção

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças O que é fundo de reserva?  A gestão financeira é um dos aspectos mais cruciais na administração de um condomínio. Isso porque ela é essencial para manter as contas em ordem e garantir a manutenção da estrutura e das áreas comuns do condomínio. Existem dois

Quando o síndico pode ser processado? Veja lei e casos possíveis

Quando o síndico pode ser processado? Veja lei e casos possíveis   O síndico é a pessoa designada legalmente para representar o condomínio. Entre suas responsabilidades estão a administração do condomínio, a garantia do cumprimento das regras para promover uma convivência harmoniosa entre os moradores, o fornecimento de prestação de contas e outras obrigações estabelecidas

Recomendado só para você
Neste artigo, Maicon Guedes fala sobre planejamento financeiro e as…
Cresta Posts Box by CP