Conheça as redes sociais mais adequadas para melhorar a comunicação no seu condomínio

142 Grupo Sea - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA

Índice

A comunicação é fundamental em qualquer tipo de relacionamento, seja pessoal ou profissional. O que dizer então dos condomínios? O diálogo virtual entre os moradores é diário. Por isso, as redes sociais para o condomínio são uma alternativa adequada para conectar todos, o tempo todo.

O síndico deve aproveitar isso tomando alguns cuidados.

Tudo tem que ser bem dosado antes de oferecer redes sociais para o condomínio. Afinal, estas tecnologias podem melhorar a comunicação entre os condôminos e síndico.

Ao mesmo tempo, são capazes de potencializar discussões entre vizinhos e mal-entendidos.

Há diferentes ferramentas para conectar os moradores

Tudo vai depender do perfil de cada condomínio. E dos objetivos da comunicação entre todos.

As melhores redes sociais para o condomínio são aquelas que mais se ajustam a tudo isso.

  • Os sites, por exemplo, têm uma função mais formal. E servem para transmitir comunicados e fazer download dos boletos, por exemplo;
  • Facebook e o WhatsApp são mais usados para conversas entre os moradores e para compartilhar sugestões de prestadores de serviços.
  • Há os blogs também, que são mais utilizados pelos síndicos para comunicar tudo o que acontece no condomínio. Normalmente, é compartilhado em forma de  comunicados, posts, artigos e fotos.

Vantagens de manter redes sociais para o condomínio

  • Centralização das diversas comunicações em um único canal, o que reduz o tempo despendido para o atendimento individual aos condôminos.
  • Possibilidade para o envio pela administradora ou pelo síndico de documentos e circulares de uma maneira rápida e eficaz. Para os moradores, a vantagem é saber que há um espaço em que vão encontrar todos os documentos do condomínio, sem necessidade de imprimir.
  • A interação virtual entre moradores e síndico é outra vantagem. Essa comunicação via redes sociais para o condomínio pode antecipar preocupações dos moradores antes de uma assembleia.
  • Os moradores podem expressar feedbacks sobre o dia a dia do condomínio ao síndico em tempo real, o que potencializa uma gestão mais participativa e efetiva.
  • Outro aspecto que facilita a vida do síndico e dos moradores é o uso das redes sociais para fazer votação de enquetes informais, para debater melhorias ou mudanças no condomínio. Este tipo de iniciativa agiliza a discussão a ser votada na próxima reunião de condomínio.

Cuidados com o uso das redes sociais para o condomínio

Como podemos ver, há muitas facilidades decorrentes do uso das redes sociais para o condomínio. Agiliza e oferece rapidez a vários processos.

No entanto, é preciso que a administração ou o síndico estejam alertas sobre os riscos que envolvem o fato de o condomínio estar em um ambiente virtual.

Acompanhe abaixo:

O principal ponto de atenção, são as críticas acima do tom à gestão do condomínio.

Outra questão é que podem ocorrer debates acalorados entre condôminos, o que gera uma atmosfera ruim para a convivência do dia a dia.

Por isso, é fundamental estabelecer regras bem claras e de fácil acesso pra quem utiliza as redes sociais para o condomínio.

Regras para uso das redes sociais do condomínio

  • Não usar termos ofensivos ao se referir ao síndico ou a qualquer morador;
  • Não utilizar letras maiúsculas para descrever o tema em questão;
  • Utilizar o local correto para fazer perguntas;
  • As redes sociais para o condomínio devem ser utilizadas apenas para tratar de temas que dizem respeito à comunidade condominial. Questões políticas e religiosas e piadas, por exemplo, são proibidas de serem abordadas nesse ambiente.
  • O mais indicado é que o síndico seja o moderador das conversas. Sem dúvida, ele tem mais força pra chamar a atenção que quem não seguir as regras estabelecidas e o decoro.

Serviços e informações via redes sociais para o condomínio

Acompanhe abaixo o que pode ser oferecido aos condôminos, ao estarem conectados via redes sociais:

  • Reserva de espaços, como salão de festas;
  • Acesso à documentação, como atas, convenção, regulamento, plantas das unidades;
  • Cadastro de condôminos e funcionários;
  • Envio de comunicados por parte do síndico ou administração;
  • Comunicação direta com o síndico;
  • Informe sobre manutenções do condomínio e reforma das unidades;
  • Indicação de prestadores de serviços entre os moradores, como encanador e eletricista;
  • Emissão de 2ª via de boleto do condomínio.

Fonte: TudoCondo

Fonte: Viva o Condomínio

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA
Veja também

Posts Relacionados

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?   Em um ambiente condominial, manter uma convivência harmoniosa entre os moradores é crucial para preservar um ambiente agradável e seguro para todos. No entanto, é comum surgirem questionamentos e desacordos quanto à interpretação das normas que regem o funcionamento do condomínio, especialmente em relação à convenção

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças O que é fundo de reserva?  A gestão financeira é um dos aspectos mais cruciais na administração de um condomínio. Isso porque ela é essencial para manter as contas em ordem e garantir a manutenção da estrutura e das áreas comuns do condomínio. Existem dois

Quando o síndico pode ser processado? Veja lei e casos possíveis

Quando o síndico pode ser processado? Veja lei e casos possíveis   O síndico é a pessoa designada legalmente para representar o condomínio. Entre suas responsabilidades estão a administração do condomínio, a garantia do cumprimento das regras para promover uma convivência harmoniosa entre os moradores, o fornecimento de prestação de contas e outras obrigações estabelecidas

Recomendado só para você
Veja alguns cuidados para aproveitar esta época de Copa do…
Cresta Posts Box by CP