Desenvolva E Aprimore Suas Habilidades De Síndico Com Esta Ferramenta Indispensável Para Sua Função

Desenvolva e aprimore suas habilidades de síndico com esta ferramenta indispensável para sua função!

Roda de Competências do Síndico

Ferramenta exclusiva do SíndicoNet auxilia síndicos a ter um retrato do seu desempenho em 12 competências essenciais. Conheça, aplique e alavanque sua carreira!

O SíndicoNet criou com exclusividade a Roda de Competências do Síndico, uma ferramenta gratuita que auxilia gestores no processo de autoconhecimento e no desenvolvimento de um perfil equilibrado para potencializar sua atuação.

Inspirada na ferramenta “Roda da Vida”, usada em processos de coaching, a nossa versão orienta síndicos a darem nota de 0 a 10 em 12 competências essenciais ao cargo, se autoavaliar e traçar planos de ação para se desenvolver e crescer ainda mais na sua atividade.

Ao clicar na imagem abaixo, você já pode baixar a Roda de Competências e, ao longo desta matéria, vamos explicar por que e como você pode usá-la da melhor forma, além de conferir exemplos reais de Rodas de três síndicos profissionais de sucesso. Pronto para aprender tudo sobre essa ferramenta?

Por que usar a ferramenta?

A Roda de Competências do Síndico vai ajudá-lo a se autoavaliar por meio de uma imagem gráfica gerada de notas de 0 a 10 que você mesmo irá dar para 12 competências de 6 categorias inerentes ao cargo de síndico:

CATEGORIAS:

  1. Administrador
  2. Engenheiro
  3. Empreendedor
  4. Advogado
  5. Marketing
  6. Moderador

COMPETÊNCIAS:

  1. Finanças
  2. Administração
  3. Manutenção
  4. Obras
  5. Planejamento
  6. Tecnologia
  7. Legislação
  8. Inadimplência
  9. Comunicação
  10. Reputação
  11. Conflitos
  12. Relacionamento

Ao fazer essa autoavaliação, o síndico terá uma percepção concreta de seu desempenho em cada uma das competências e trabalhar para se desenvolver e aprimorar habilidades para exercer o seu papel com mais excelência e profissionalismo.

Exemplos práticos de grandes síndicos profissionais

Três síndicos profissionais renomados – Karina Nappi, Sylvio Levy e Fúlvio Stagi – fizeram a Roda de Competências do SíndicoNet e compartilharam os resultados conosco.

É possível observar, a partir desses exemplos reais, que cada síndico tem um conjunto de habilidades mais desenvolvidas e que o aprimoramento profissional, com o desenvolvimento de novas competências, é um processo constante e individual. Confira!

Os pontos mais fortes da Roda de Competências da síndica profissional Karina Nappi, diretora da Admix Services, são Comunicação, Administração, Planejamento e Tecnologia. As competências convergem com sua formação acadêmica: jornalismo e e pós-graduação em administração.

Ela investe bastante no planejamento de comunicados e lembretes e constantemente prepara materiais dos assuntos mais importantes para cada condomínio, trocando os informes com periodicidade.

Por outro lado, os pontos a serem desenvolvidos são Inadimplência, Conflitos, Manutenção e Obras.

“No caso da inadimplência, eu atuo muito na linha dos acordos amigáveis, gosto de conversar com as pessoas e entender o lado delas. Acho que preciso desenvolver essa objetividade da parte jurídica e contábil”, analisa.

Para as competências de Engenharia, Karina conta que vem investindo em capacitação na área técnica. Ela já conclui seis cursos de manutenção, elétrica, hidráulica entre outros, mas conta com respaldo de outros profissionais para avaliações e emissão de laudos.

Engenheiro civil de formação com mais de 20 anos de experiência no mercado de construção e incorporação, o síndico profissional Sylvio Levy largou na frente em Manutenção e Obras e também Planejamento.

Como síndico profissional, trabalha com muitos condomínios na fase de implantação, quando os empreendimentos são entregues pelas incorporadoras e costumam demandar mais atenção nos aspectos técnicos.

“Sou bem detalhista e crítico e tenho treinado minha equipe para sempre zelar pelo patrimônio de quem está chegando para morar no condomínio”, comenta o sócio-diretor da SL Assessoria & Sindicância.

Tecnologia e Comunicação, por sua vez, são os maiores desafios para Sylvio. “Nunca fui muito tecnológico. É algo que preciso desenvolver, aprimorar e conto com integrantes da equipe e parceiros para nos estruturarmos”, diz.

Na parte de Comunicação, o síndico profissional admite que quando bem aplicada, evita ruídos e reclamações. Ele quer investir em um modelo que seja replicável e atenda à sua carteira de condomínios. “A comunicação hoje é tudo, a velocidade da informação é gigantesca. Os condôminos em casa querem informação, são muito imediatistas”, ressalta Levy.

Bastante conectado e forte usuário de apps de gestão e comunicação, os pontos de destaque da Roda de Competências do síndico profissional Fúlvio Stagi são justamente Tecnologia, Comunicação e Reputação.

“A tecnologia agrega muito na gestão condominial e sempre proponho a implantação nos condomínios que atendo”, explica o proprietário da SMART – Administradora de Bens e Condomínios.

Planejamento, Manutenção e Obras são as habilidades que demandam atenção. “Tenho um jeito mais peculiar de planejar, faço apostas, ‘tentativa e erro’ e ajusto rapidamente. Na parte de manutenção, é preciso investir em capacitação da equipe, pois atendemos muitos condomínios e esse é um ponto em que há falhas e precisa melhorar”, explica.

Como usar a Roda de Competências do Síndico?

Depois de baixar o arquivo da Roda de Competências, fazer a sua avaliação por meio de notas de 0 a 10 para cada competência e gerar a sua Roda, a ideia é que você reflita sobre ela e trace um plano de ações para conquistar um equilíbrio mais satisfatório de seu perfil de síndico no futuro.

É importante ressaltar que essa avaliação é individual e pessoal, ou seja, não existe certo e errado e nem critérios específicos. É para te auxiliar no seu autoconhecimento e a concretizar a sua própria percepção nas competências do cargo de síndico.

Questione se o resultado te deixa feliz ou se gostaria que fosse diferente. Se for o caso, preencha novamente a Roda de Competências, avaliando com o mesmo sistema de notas as áreas que quer tornar prioritárias. A diferença entre as duas Rodas – presente e expectativa – é a necessidade de trabalho a ser feito.

Neste momento, dê sequência ao processo de autoconhecimento e pergunte-se:

  • Quais competências têm as maiores notas?
  • Quais competências têm as mais baixas?
  • Quais são áreas prioritárias nesse momento?
  • Quais se afetam e de que maneira?

A partir daí, é possível ao síndico:

  1. Rever prioridades
  2. Criar projetos nas diferentes áreas
  3. Traçar planos de ação realizáveis e com metas.

Você poderá listar as ações por competência e estabelecer um prazo para concluir cada ação na própria planilha da Roda (vide “Apresentação do arquivo editável” logo na sequência). O resultado pode ser surpreendente.

Para extrair o melhor da ferramenta, evite a superficialidade. A Roda de Competências do Síndico permite que você se conscientize sobre as coisas, então, aprofunde-se.

Além disso, colocá-la numa gaveta também não é boa ideia: ao reavaliar sua Roda periodicamente, você se mantém atento ao próprio progresso.

Por isso, estabeleça uma periodicidade para a reavaliação e acompanhe o seu desenvolvimento pelo gráfico da aba “Evolução”.

Apresentação do arquivo editável

A Roda de Competências do Síndico é feita em um arquivo editável de Excel e seu uso é muito intuitivo. No arquivo, há 4 abas:

  • ABA 1 – Instruções de Uso: há uma apresentação da Roda de Competências e instruções sobre como usar a ferramenta
  • ABA 2 – Configurações da Roda de Competências: os parâmetros iniciais são 6 categorias e 12 competências (já listados), conforme lista abaixo. Mas você pode customizar, alterando os nomes das categorias e competências para as que são ideias para você.
  • ABA 3 – Sua Roda Hoje: é aqui que a sua Roda de Competências vai ganhar a sua cara! Na Tabela 1, você vai dar nota de 0 a 10 para cada uma das 12 competências, a sua Roda vai ser preenchida automaticamente – você poderá imprimir ou gerar um PDF ao apertar o botão “Imprimir a Roda”. Ao olhar para a imagem e refletir sobre os resultados, você preenche na Tabela 2 com as ações que você fará para melhorar os resultados e o prazo para executar cada uma delas. É aqui que, de tempos em tempos, você pode voltar para preencher a Roda novamente, depois de colocar seu plano em prática.
  • ABA 4 – Evolução da Roda: conforme você fizer uso da ferramenta, colocando as ações de melhoria em prática, colhendo resultados e voltando para a planilha para preenchê-la novamente com novas notas em sua reavaliação, você poderá visualizar graficamente a sua evolução.

Como você pode ver, a Roda de Competências é um material e tanto para acompanhar a sua evolução e desenvolvimento como síndico de sucesso, então aproveite todo o potencial dessa ferramenta! Clique aqui para baixar gratuitamente.

Fonte: Sindiconet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *