Dicas importantes para tornar o seu condomínio mais sustentável

142 Grupo Sea (3) - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA

Índice

Adotar ações sustentáveis pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos moradores e também contribui para a economia de recursos. Por isso, neste artigo vamos falar sobre sustentabilidade em condomínio

A gestão de um condomínio vai muito além da administração de funcionários e da manutenção da estrutura, ela também está relacionada à busca por melhores soluções para o dia a dia dos moradores e da comunidade. Portanto, é muito importante pensar em ações que possam promover a sustentabilidade em condomínio.

Apesar desse tema ainda poder gerar certa polêmica entre alguns moradores, ele não pode deixar de ser abordado nas reuniões de condomínio. Isso porque, além de auxiliar na preservação do meio ambiente, as ações sustentáveis também podem contribuir para economia de dinheiro.

Continue lendo este texto para descobrir como economizar e otimizar recursos por meio da sustentabilidade em condomínio.

O que é sustentabilidade em condomínio?

Sustentabilidade em condomínio nada mais é do que a aplicação de ações que ajudam a reaproveitar e a utilizar os recursos naturais de maneira mais responsável e eficiente.

Dessa forma, é possível contribuir para a preservação do meio ambiente, melhorar a qualidade de vida dos moradores e ainda economizar dinheiro.

Confira a seguir 7 dicas práticas para tornar os condomínios que administra mais sustentáveis. Algumas precisam de um investimento pequeno para serem aplicadas, já outras necessitam de mais verbas. Contudo, todas elas podem trazer muitos benefícios para os moradores e para toda a comunidade.

1. Reaproveitar a água da chuva

Para reaproveitar a água da chuva não é necessário investir muito dinheiro, é só instalar caixas e tambores para coletar a água.

Com essa água é possível fazer a limpeza das áreas comuns e regar plantas. Somente com essa ação, a economia de conta de água do condomínio pode chegar a 30%.

2. Verificar diariamente o relógio de consumo de água

Além de reaproveitar a água da chuva, também é muito importante checar o relógio do consumo de água diariamente, para identificar eventuais vazamentos. Dessa forma, é possível resolver o problema logo no início e evitar um grande desperdício de água.

3. Implementar a coleta seletiva de lixo

Implementar a coleta seletiva significa separar o lixo de acordo com as seguintes categorias:

  • Orgânico;
  • Plástico;
  • Papel;
  • Metal;
  • Vidro.

O ideal é que o condomínio coloque uma lixeira para cada categoria de lixo para que os moradores depositem os resíduos nos locais corretos.

Também é possível fazer parcerias com cooperativas de reciclagem e vender o material reciclável para essas empresas. Dessa forma, o condomínio ainda consegue obter uma renda extra.

4. Descartar o óleo de cozinha corretamente

O descarte incorreto do óleo de cozinha pode trazer muitos prejuízos para a comunidade, como:

  • Contaminar o solo;
  • Poluir lençóis freáticos;
  • Entupir as redes de esgoto.

A maneira correta de descartar o óleo de cozinha usado é colocando-o em uma garrafa pet e descartando-o em um local apropriado.

Sendo assim, o condomínio deve destinar um local para os moradores descartarem o óleo de cozinha usado. Além disso, nesse caso também é possível fazer parceria com empresas que recolhem esse tipo de resíduo.

5. Instalar lâmpadas LED

Apesar de serem mais caras, as lâmpadas LED podem contribuir para a redução dos custos do condomínio. Isso porque elas consomem até 80% menos energia elétrica e duram mais do que os outros tipos de lâmpadas.

Portanto, ao instalar esse tipo de lâmpada nas áreas comuns do condomínio contribuirá para a redução do custo da conta de luz.

6. Instalar sensores de presença

Instalar sensores de presença nas áreas comuns do condomínio também pode contribuir com a economia de recursos. Com esses instrumentos, as luzes do ambiente só são acesas quando alguém entra no espaço.

Dessa forma, os sensores de presença ajudam a economizar muita energia elétrica, já que as luzes só ficarão ligadas por pouco tempo, e não durante toda a noite, por exemplo.

7. Instalar painéis solares

Essa ação sustentável é a que demanda maior investimento. No entanto, ela pode trazer muitos benefícios no médio e longo prazo, principalmente se levarmos em consideração o preço da energia elétrica no Brasil.

As casas com painéis de energia solar conseguem reduzir a conta de luz em até 80%, o que compensa o investimento nessas estruturas.

Outras vantagens de utilizar a energia solar são:

  • Os painéis solares demandam pouca manutenção;
  • Essas estruturas duram muito tempo, cerca de 30 anos;
  • Possibilidade de gerar créditos de energia (quando a energia gerada pelos painéis é mais do que o suficiente para abastecer a propriedade, o excesso de eletricidade é transformado em créditos);
  • Valorização do imóvel.

Quais são os benefícios de praticar ações sustentáveis?

A prática da sustentabilidade em condomínio traz muitas vantagens para os moradores, sendo que as principais são:

  • Redução dos custos do condomínio;
  • Economia de recursos naturais;
  • Contribuição para a preservação do meio ambiente.

Como tornar um condomínio sustentável?

Se você está pensando em sugerir ações sustentáveis nos condomínios que administra, a primeira coisa que precisa fazer é mostrar para o síndico, conselho e os moradores como essas práticas podem ajudar a economizar dinheiro. Em seguida, você pode mostrar o impacto que essas ações teriam na comunidade e no meio ambiente.

Caso os condomínios que administra ainda não tenham adotado nenhuma prática sustentável, é importante levantar os custos dessas ações e apresentar aos moradores.

Você pode começar implementando as ações que demandam menos investimento financeiro, para mostrar aos moradores os benefícios que elas trazem.

Uma vez que os condôminos estiverem convencidos das vantagens da sustentabilidade em condomínio, você pode tentar implementar as ações que necessitam de um investimento maior.

Além disso, também é importante investir na educação dos moradores, para que todos possam contribuir da melhor maneira com ações sustentáveis. Isso pode ser feito por meio de palestras, cartilhas de elevador e vídeos informativos.

Investir em sustentabilidade é fundamental para qualquer condomínio. Até mesmo porque algumas cidades já exigem que os moradores pratiquem algumas ações sustentáveis, como separar o lixo.

É muito importante que essas práticas sejam ampliadas porque, dessa forma, será possível preservar o meio ambiente, economizar recursos e melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Fonte: Síndiconet

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA
Veja também

Posts Relacionados

O condomínio é obrigado a instalar tomadas para carros elétricos?

O condomínio é obrigado a instalar tomadas para carros elétricos? Por Fernando Augusto Zito e Carlos Simão* Essa questão está se tornando cada vez mais comum na vida em condomínios, devido ao aumento significativo na venda de carros elétricos e híbridos no Brasil. De acordo com a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores),

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?   Em um ambiente condominial, manter uma convivência harmoniosa entre os moradores é crucial para preservar um ambiente agradável e seguro para todos. No entanto, é comum surgirem questionamentos e desacordos quanto à interpretação das normas que regem o funcionamento do condomínio, especialmente em relação à convenção

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças O que é fundo de reserva?  A gestão financeira é um dos aspectos mais cruciais na administração de um condomínio. Isso porque ela é essencial para manter as contas em ordem e garantir a manutenção da estrutura e das áreas comuns do condomínio. Existem dois

Recomendado só para você
As regras de trânsito no condomínio devem seguir o Código…
Cresta Posts Box by CP