Será que é possível questionar a prestação de contas do condomínio? Entenda os riscos!

142 Grupo Sea - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA

Índice

Recente decisão em São Paulo, obrigou condomínio a indenizar ex-síndico em R$ 5 mil por danos morais

A acusação de um condomínio em São Paulo contra o ex-síndico, conforme consta no processo 1008.738-63.2019.8.26.0011, teve como base supostas irregularidades até então praticadas pelo gestor, tais como:

  • aplicações de multas descabidas;
  • uso indevido de receitas do condomínio;
  • contratações de serviços acima do preço,
  • e outras condutas que refletiram negativamente na imagem do ex-síndico, frente aos demais moradores.

Em primeira instância, o Juiz entendeu que não houve a configuração dos danos morais para o ex-gestor, visto que as ofensas foram proferidas na ação de prestação de contas proposta pelo condomínio, e que as terminologias utilizadas no processo não teriam o condão de prejudicar sua imagem.

Porém, em segunda instância, foi reconhecido o excesso por parte dos réus da demanda que extrapolaram os limites ao da imagem do antigo representante legal do condomínio, com claro objetivo de prejudicar a sua índole.

Conforme trecho da ementa do acordão de relatoria da Desembargadora Maria Lúcia Pizzotti:

“Houve abuso de direito por parte do condomínio, na medida em que, ao apresentar os fundamentos jurídicos para o ajuizamento da referida ação de prestação de contas, apontou de forma expressa que o apelante agia de forma fraudulenta em relação à condução da gestão, inclusive com alteração dos fatos nas atas de assembleia, o que teria culminado na aprovação irregular de contas, questões essas que sequer seriam objeto de análise na referida demanda, mas que foram lá lançadas obviamente com o fito de induzir acerca da índole do demandado.”

O condomínio foi condenado ao pagamento de danos morais na ordem de R$ 5 mil, além do pagamento das custas e despesas processuais, bem como dos honorários advocatícios fixados em 12% do valor atualizado da condenação.

A decisão é um norte de orientação para os condomínios que, de forma corriqueira, vinculam a prestação de contas à índole do gestor, o que deve ser feito com máxima cautela, pois, uma vez não havendo indícios, pode ocasionar em prejuízos financeiros para o condomínio, como ocorreu na supracitada ação.

Fonte: Síndiconet

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA
Veja também

Posts Relacionados

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?   Em um ambiente condominial, manter uma convivência harmoniosa entre os moradores é crucial para preservar um ambiente agradável e seguro para todos. No entanto, é comum surgirem questionamentos e desacordos quanto à interpretação das normas que regem o funcionamento do condomínio, especialmente em relação à convenção

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças O que é fundo de reserva?  A gestão financeira é um dos aspectos mais cruciais na administração de um condomínio. Isso porque ela é essencial para manter as contas em ordem e garantir a manutenção da estrutura e das áreas comuns do condomínio. Existem dois

Quando o síndico pode ser processado? Veja lei e casos possíveis

Quando o síndico pode ser processado? Veja lei e casos possíveis   O síndico é a pessoa designada legalmente para representar o condomínio. Entre suas responsabilidades estão a administração do condomínio, a garantia do cumprimento das regras para promover uma convivência harmoniosa entre os moradores, o fornecimento de prestação de contas e outras obrigações estabelecidas

Recomendado só para você
Saiba como alguns empreendimentos asseguram a segurança de seus moradores.…
Cresta Posts Box by CP