Setembro Amarelo e condomínio: um assunto que precisa ser discutido

142 Grupo Sea (6) - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA

Índice

O suicídio é um problema de saúde pública que causa impacto em toda a sociedade e os condomínios e seus gestores podem ajudar na prevenção

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas”.

O site da campanha Setembro Amarelo disponibiliza uma cartilha de uso público no link, http://www.flip3d.com.br/web/pub/cfm/index9/?numero=14.

De acordo com os dados do DataSUS (www.https://datasus.saude.gov.br), plataforma do Governo Federal que concentra informações relativas à saúde no Brasil, as mortes por lesão autoprovocada entre 2011 e 2020 aumentaram 35%. Para se ter uma ideia só em 2020 foram registrados 12.895 suicídios.

Entre os jovens de 15 a 29 anos, é a quarta principal causa de mortes, atrás apenas de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal”.

O suicídio é um problema de saúde pública que causa impacto em toda a sociedade.

Com toda certeza os condomínios e seus gestores podem ajudar na prevenção do suicídio. Afinal de contas, o número de pessoas que moram em apartamentos não para de aumentar.

Mas como identificar uma pessoa suicida? Sentimentos de desesperança, desamparo, desespero, impulsividade (principalmente entre jovens) são alguns fatores. Os óbitos por suicídio são em torno de três vezes maiores entre os homens. Maus tratos, abuso físico e sexual, pais divorciados, transtorno psiquiátrico familiar podem aumentar o risco. Fatores sociais também contribuem, ou seja, desempregados com problemas financeiros ou trabalhadores não qualificados têm maior risco de suicídio. Viver sozinho também aumenta o risco de suicídio.

A grande maioria dos sinais são silenciosos, por essa razão, é de fundamental importância ter ciência em relação a eles e quem sabe, de alguma forma, entender se algum vizinho pode estar precisando de ajuda.

Abaixo quadro de fatores existente na cartilha disponível no site https://www.setembroamarelo.com.

Se você conhece alguma pessoa com esses sintomas, procure conversar, dar atenção, deixe essa pessoa confortável para falar de forma aberta, sem que isso seja tratado como pressão.

O apoio da família e amigos também é fundamental. De toda forma, essa ajuda e por consequência prevenção de suicídio terá melhor resultado se contar com ajuda de profissionais da saúde.

Existe ainda o CVV – Centro de Valorização da Vida que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (188), e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Administradores de condomínios, síndicos e síndicas, por favor, divulguem esses canais através de cartazes, quem sabe convidando um profissional da área para proferir palestra e conscientizar os moradores. Se preferirem, no site da campanha Setembro Amarelo existem panfletos, cartazes e folhetos que podem ser divulgados. Abaixo link de cada um deles:

Panfleto

https://static.wixstatic.com/media/26b667_ff08780aecd145f9bc3a2d407c213b94~mv2.jpg

Cartaz

https://static.wixstatic.com/media/26b667_e69a980e3f47400a973db72253bbd1b3~mv2.jpg

Folheto – Fatores de risco e sinais de alerta

https://www.setembroamarelo.com/_files/ugd/26b667_97d86b25b3974012a44c58be08eeee56.pdf

Tudo isso será de fundamental importância para ajudar na campanha do setembro amarelo que em 2022 tem o seguinte lema:

“A vida é a melhor escolha!”

Fonte: Viva o Condomínio

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA
Veja também

Posts Relacionados

O condomínio é obrigado a instalar tomadas para carros elétricos?

O condomínio é obrigado a instalar tomadas para carros elétricos? Por Fernando Augusto Zito e Carlos Simão* Essa questão está se tornando cada vez mais comum na vida em condomínios, devido ao aumento significativo na venda de carros elétricos e híbridos no Brasil. De acordo com a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores),

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?   Em um ambiente condominial, manter uma convivência harmoniosa entre os moradores é crucial para preservar um ambiente agradável e seguro para todos. No entanto, é comum surgirem questionamentos e desacordos quanto à interpretação das normas que regem o funcionamento do condomínio, especialmente em relação à convenção

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças O que é fundo de reserva?  A gestão financeira é um dos aspectos mais cruciais na administração de um condomínio. Isso porque ela é essencial para manter as contas em ordem e garantir a manutenção da estrutura e das áreas comuns do condomínio. Existem dois

Recomendado só para você
O contrato tem algumas peculiaridades e é o meio que…
Cresta Posts Box by CP