Dedicar parte do tempo para se comunicar com os moradores, inclusive interagindo via redes sociais, demonstra interesse por parte do síndico e reduz atritos
Precisamos entender que as pessoas gostam de ser impactadas e necessitam de atenção. Porém, a correria do mundo de hoje está nos fazendo esquecer de estarmos próximo dos nossos moradores. As conversas com eles são só para ‘apagar incêndio’.
As redes sociais podem diminuir esse atrito e fazer você ficar mais próximo deste morador. É isso mesmo que você leu: as redes sociais vão te aproximar do seu morador.
Importe-se com os moradores e demonstre com tempo e gestos simples
Separe todos os dias 45 minutos do seu tempo para:
- encaminhar um artigo sobre uma nova lei para um morador advogado – comenta que você lembrou dele e peça sua opinião sobre o assunto;
- mandar uma frase de conforto para uma moradora da melhor idade que está com problemas de saúde;
- enviar uma foto de uma flor para aquela moradora que ama flores com uma mensagem de bom dia;
- mandar um áudio para aquele morador que tem dificuldades de ler, desejando uma boa semana…
“Síndico, importe-se de verdade com os seus moradores. Eles precisam de sua atenção e de seu tempo. Você precisa arrumar tempo para os seus moradores, senão, eles arrumarão tempo para tirar você.”
“Odirley, mas no meu condomínio só existe pessoal da terceira idade”.
Como será que este morador idoso está tratando as tecnologias? As redes sociais? Será que ele nunca fez uma chamada de vídeo para o filho que está distante? Será que este morador não tem o grupo de whatsapp dos amigos de antigamente? Será que não participa do grupo da família?
Acho que as respostas para estas perguntas são todas “sim”. Veja o que diz este estudo da Euromonitor, líder no fornecimento de inteligência de negócios e análise estratégica de mercado globalmente:
82% dos consumidores com mais de 60 anos possuem um smartphone e 45% deles já fizeram alguma transação bancária pelo smartphone e 60% já utilizam redes sociais.
“Vamos parar e refletir: será que nós, gestores condominiais, não estamos menosprezando a capacidade de conexão das pessoas de melhor idade? Será que esta ideia que temos de que elas estão longe das tecnologia não é ultrapassada?”
Redes sociais: oportunidade de conexão com moradores de todas as idades
Você sabia que adolescentes dos nosso condomínio estão encontrando mais alívio falando com outras pessoas que têm as mesmas dificuldades, conectando-se a perfis específicos para adolescentes com problemas de saúde mental, por exemplo?
Cerca de 70% dos adolescentes afirmam que ficaram mais aliviados depois de uma conversa com outros jovens da mesma faixa etária pelo instagram, segundo estudo promovido pela Royal Society for Public Health.
Mas será que é só o adolescente que está procurando ajuda nas redes sociais?
Naqueles 45 minutos do dia que você vai investir para os seus moradores, dê uma olhada nas redes sociais deles e faça o que o marketing digital chama de social points: comente uma postagem no instagram, compartilhe uma postagem do facebook e mais: se for algo que pode ajudar outros moradores, por que não pegar o link do post e mandar para os demais moradores?
“Pessoal olha que bacana este post do morador José do 401. Achei bem interessante e resolvi compartilhar com todos.”
Imagine o sentimento deste morador vendo que o síndico do condomínio dele está interagindo e compartilhando seus posts? Como você acha que o morador José vai se sentir?
“Mas, Odirley, você não conhece meu condomínio. Aqui está fora daqueles números que você comentou no início da artigo. Aqui 100% são pessoas da terceira idade!”
Então vou te ajudar a fazer parte da história no seu condomínio. Você sabia que existem cursos específicos de redes sociais para as pessoas da melhor idade?
Bora divulgar isso no seu condomínio! Coloque links destes cursos ou de aulas do YouTube para que este morador possa começar a entrar neste mundo.
Fonte: Síndiconet
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