Cuidados que você precisa ter com a exposição digital em seu condomínio

142 Grupo Sea (4) - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA

Índice

Atualmente, os cuidados com a exposição digital são muito importantes para evitar problemas com roubos e furtos em casas e apartamentos. Evitar compartilhar a sua rotina e informações pessoais em redes sociais previne problemas e aumenta a sua segurança e do condomínio.

O comediante e influenciador Carlinhos Maia, de 30 anos, recentemente teve seu apartamento invadido e roubado após três criminosos pesquisarem a sua rotina nas redes sociais. Além da perda de propriedade, as práticas de exibição online também podem significar perigo de vida.

No caso do influenciador, o autor confessou ter cometido o crime após seguir a vítima nas redes sociais e saber sobre o patrimônio e a rotina diária de Carlinhos Maia.

A exposição da família levantou questionamentos sobre a ansiedade criada pela divulgação constante da sua vida luxuosa.

Mas o que esse fato tem a ver com a vida em condomínios? Tudo.

Postar nas redes sociais a sua rotina, onde você mora e o que você faz, pode atrair pessoas mal intencionadas que podem colocar em risco a sua vida e a de outros moradores e dos funcionários do seu condomínio. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para você ter cuidados com a exposição digital e evitar maiores problemas.

Continue a leitura!

Como se proteger da exposição excessiva online?

Ao mostrar ao mundo tudo o que você tem, você se torna um alvo fácil para roubos e furtos. Logo, o primeiro passo para se proteger da exposição excessiva online é compartilhar o mínimo possível da sua vida pessoal.

Onde você come, o que você faz e onde mora são informações que não devem ser compartilhadas com todo mundo. Ao postar um conteúdo na rede, você deve ter cuidado com quem está visualizando e interagindo nos seus posts.

Normalmente, as pessoas mal intencionadas utilizam perfis fakes para seguir e observar os passos antes de realizar potenciais ataques.

Por esse motivo, os cuidados com a exposição digital devem ser redobrados!

Após o incidente com Carlinhos Maia, até os influenciadores digitais parecem estar repensando suas estratégias de exposição nas redes sociais.

A notícia levanta alguns debates interessantes, pois a divulgação da vida pessoal é uma estratégia que esses criadores de conteúdo utilizam para atrair seguidores e, assim, aumentar sua renda com o trabalho.

Mesmo que você não seja um influenciador digital, saiba que a internet nunca dorme. Embora seja uma ferramenta fundamental para a nossa vida, ela pode ser usada para prejudicar inúmeras pessoas.

Por isso, tenha cuidado!

Quais são os perigos de uma exposição pública na internet?

Além de roubos e furtos, a exposição pública na internet pode significar risco de vida.

No caso do influenciador, o autor confessou ter cometido o crime após seguir a vítima nas redes sociais e saber sobre o patrimônio e a rotina diária de Carlinhos Maia.

Logo após o assalto, os investigadores não apenas analisaram imagens do sistema de segurança do prédio, como também rastrearam câmeras que registraram movimento nas ruas próximas, suspeitando de um carro branco na área onde a investigação criminal começou.

A placa veio de Campina Grande, onde o culpado foi preso. O autor do crime acompanhava a vida de Carlinhos pelas redes sociais, e viu que dessa forma poderia ter uma oportunidade para planejar o roubo.

O criminoso vasculhou a vizinhança antes de entrar no prédio. O ladrão estava acompanhado de uma pessoa e um terceiro esperava no carro. Eles invadiram e reviraram a casa do influenciador, em busca de relógios de marca — que Carlinhos ostentava em stories e publicações.

É importante ressaltar que as oportunidades para os criminosos variam e, consequentemente, os crimes cometidos também. Além do furto de materiais, a divulgação de um local pode criar oportunidades para a prática de crimes contra a vida.

Quais são as formas de exposição da vida na internet e redes sociais?

Como um livro é aberto em um mundo virtual, você já parou para pensar o quanto da sua vida está exposta online?

Com o aumento constante do uso das redes sociais, principalmente em smartphones, muitas pessoas ficam expostas ao perigo sem perceber.

Sem exagero. Uma nova série, “You”, lançada recentemente pela Netflix, alerta para os riscos que corremos com essa exposição exagerada e descontrolada.

Na trama, os protagonistas da série mostram como qualquer pessoa pode facilmente descobrir detalhes íntimos da vida de pessoas cuja exposição online não é medida, mesmo sem conhecimentos profundos de informática.

É uma situação preocupante.

Pode parecer ingênuo, mas dependendo do contexto, por exemplo, as fotos podem dizer muito: os lugares que você visitou, a localização exata de sua casa, as escolas que seus filhos frequentam, bens que você possua, informações podem ser usadas em várias fraudes e esquemas de sequestro.

A presença excessiva nas redes sociais causa problemas além dos casos extremos de sequestro e violência.

A ideia não é assustá-lo, mas o aviso é importante. Além disso, conhecer algumas dicas básicas de comportamento nas mídias sociais pode ajudá-lo a evitar problemas muito maiores no futuro.

É recomendável que você tome cuidado antes de postar fotos ou fazer check-in em lugares que visita com frequência. Porém, apenas se proteger nas redes sociais não é suficiente. É preciso implementar sistemas de segurança em sua casa ou apartamento para garantir a sua segurança, como instalação de câmeras e também providenciar um seguro residencial para proteger seus bens.

5 dicas para tornar a sua moradia mais segura

A seguir, confira 5 dicas para trazer mais segurança à sua casa.

1. Tranque portas e portões de acesso

O primeiro passo é trancar as portas para manter a segurança da sua casa ou apartamento.

Os portões de acesso ao condomínio também devem ter um sistema de segurança que impeça qualquer tipo de invasão.

As chaves, controles e senhas desses portões e portarias devem ser compartilhadas apenas com moradores. Familiares, amigos, namorados e prestadores de serviço não devem ter esse tipo de acesso.

2. Não divulgue o seu endereço nas redes sociais ou aplicativos

Não divulgue o seu endereço em redes sociais ou em aplicativos de mensagem. E isso inclui não fazer marcações por localizações em lugares como Facebook ou Instagram.

Além disso, evite fotos que caracterizem muito sua rua ou até mesmo o condomínio. Fotos que mostrem o nome, número ou fachada do prédio são uma grande dica para quem possa estar te monitorando e você coloca não apenas a sua vida em risco, mas a de seus familiares, vizinhos e funcionários também.

3. Não autorize a entrada de estranhos

Não permita que estranhos entrem na sua residência. Sempre verifique com a portaria do condomínio quem está tentando adentrar os espaços do condomínio e do seu apartamento, caso alguém não esperado toque a sua campainha.

Se você tiver prestadores de serviço que, recorrentemente, vão à sua casa, eles devem sempre passar pelo controle de acesso e serem anunciados. Nenhum tipo de visitante deve ter livre acesso ao ambiente do condomínio sem autorização expressa dos moradores.

4. Instale câmeras de segurança

Câmeras de segurança são ótimas ferramentas para fortalecer a segurança do condomínio e da sua moradia.

No entanto, elas devem estar sempre ligadas. Um dos grandes erros no caso do influenciador Carlinhos Maia, foi o fato das câmeras de segurança do hall do seu apartamento estarem desligadas.

Com isso, as únicas imagens que a polícia tinha eram de homens correndo pela garagem, e as câmeras de vigilância da rua.

5. Coloque alarmes nas guaritas

Os alarmes também são ótimas opções para avisar o condomínio quando algo suspeito está acontecendo. Existem diversos tipos no mercado: alguns condomínios possuem alarmes sonoros desde a portaria até os apartamentos.

Aqui, também vale frisar a necessidade de treinamento dos porteiros e equipes de segurança. Se um alarme é disparado, é necessário fazer a ronda e entender o que aconteceu.

Partir de suspeitas despreocupadas de que podem ser animais de rua rondando a região ou vento, abrem brecha para invasões como a do influenciador.

Como você pôde ver, existem diversas formas de se expor nas redes sociais, que podem apresentar riscos à você e seus vizinhos. Tome todas as iniciativas necessárias para proteger seu condomínio, e não deixe de conversar em assembleia com os demais condôminos como isso pode ser tratado.

Fonte: Síndiconet

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA
Veja também

Posts Relacionados

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?   Em um ambiente condominial, manter uma convivência harmoniosa entre os moradores é crucial para preservar um ambiente agradável e seguro para todos. No entanto, é comum surgirem questionamentos e desacordos quanto à interpretação das normas que regem o funcionamento do condomínio, especialmente em relação à convenção

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças O que é fundo de reserva?  A gestão financeira é um dos aspectos mais cruciais na administração de um condomínio. Isso porque ela é essencial para manter as contas em ordem e garantir a manutenção da estrutura e das áreas comuns do condomínio. Existem dois

Quando o síndico pode ser processado? Veja lei e casos possíveis

Quando o síndico pode ser processado? Veja lei e casos possíveis   O síndico é a pessoa designada legalmente para representar o condomínio. Entre suas responsabilidades estão a administração do condomínio, a garantia do cumprimento das regras para promover uma convivência harmoniosa entre os moradores, o fornecimento de prestação de contas e outras obrigações estabelecidas

Recomendado só para você
Adotar ações sustentáveis pode ajudar a melhorar a qualidade de…
Cresta Posts Box by CP