Metaverso: entenda como ele tende a afetar o dia a dia do síndico

142 Grupo Sea - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA

Índice

Do fax, internet discada, e-mail até ao metaverso. Artigo faz um passeio cronológico e simula como um condomínio pode aplicar esta nova tecnologia

Até chegarmos ao metaverso, senta que lá vem história…

Na década de 80, existia um aparelho que se chamava fax.

Para quem não conhece, se trata de uma máquina na qual você inseria uma folha escrita e pelos fios da linha telefônica, ela enviava uma cópia para um outro fax, que poderia estar a milhares de km de distância.

Isso ajudou muito os prestadores de serviços do mercado condominial a se comunicarem e a darem respostas mais rápidas.

No início dos anos 2000, chegava ao Brasil a internet discada. Hoje em dia, muitos não sabem que, enquanto você se conectava à internet, o telefone da sua administradora ficava ocupado. Verdade! Porém, vários processos ganharam agilidade com este novo mundo.

Começo do mundo digital na gestão condominial

Perto do ano de 2010, algumas administradoras de condomínio começaram a enviar boletos por e-mail. Foi o momento em que síndicos e moradores tiveram seu primeiro contato com este mundo digital.

Chegando em 2017, o grande síndico mega power Fúlvio Stagi, atuante na cidade de Resende (RJ), começou a realizar assembleias virtuais. No ano de 2018, viajei pelo Brasil com a palestra “As 12 estratégias para administrar o condomínio do futuro” e uma delas era a assembleia virtual.

Veio a pandemia, chegaram as leis, e hoje, a assembleia virtual trouxe mais comodidade e democracia para as nossas reuniões. Os moradores já se conectaram a este novo formato.

Você pode perceber que o nosso mercado condominial sempre esteve próximo da tecnologia e vive uma busca constante por novos recursos que ajudem na administração e no convívio com os moradores.

Benefícios do metaverso para síndicos e moradores

E chegou o metaverso. Os moradores e os síndicos ficarão de fora? Claro que não, os sinais estão sendo dados.

Estamos em janeiro de 2023, o síndico profissional Damien Vianna, de Porto Alegre, foi chamado pelo dono da maior construtora da sua cidade para falar sobre um novo projeto.

Metaverso no mercado condominial na prática

Faremos uma festa de lançamento no mundo físico e nesta festa, você já estará presente para anunciá-lo como síndico, inclusive no mundo virtual também.

Cada pessoa que comprar um apartamento ganhará um óculos de realidade virtual, pois o mesmo condomínio que será entregue em janeiro de 2026, já estará funcionando no mundo virtual em 10 de fevereiro de 2023, que é a data de lançamento do empreendimento. 

À medida que as pessoas forem comprando seus apartamentos, vamos criar seus avatares para elas viverem no condomínio virtual. Com isso, aos poucos você vai conhecendo os moradores, se conectando com eles, vai fazendo reuniões no mundo virtual e apresentando as atualizações da obra, comentando sobre os próximos passos, etc.

Os moradores poderão também fazer já seus encontros no mundo virtual, poderão interagir e se conectarem enquanto fazem exercícios na academia virtual do condomínio.

Outro ponto importante é que você poderá ajudar os moradores a escolherem cores de determinados ambientes, as plantas do jardim, além é claro de todos os móveis que serão personalizados e poderão ser escolhidos no mundo virtual, seja da área comum ou dos apartamentos.

Vianna, até janeiro de 2025 vocês poderiam definir junto à construtora qual a destinação de cada uma daquelas salas que são comuns do condomínio. Por exemplo: em vez de academia, vocês querem um coworking, em vez de uma oficina vocês preferem um espaço pet. Assim, ajustaremos a entrega conforme a necessidade de vocês, para janeiro de 2026.

Porém, o mais importante, Vianna, é o seguinte: preciso que você resolva um grande problema para a construtora que é a convenção e o regimento interno do condomínio. Então você precisará fazer as reuniões no mundo virtual para, junto com os moradores, possam ir colocando as particularidades do novo condomínio. Nós da construtora acreditamos que isso vai ajudar muito na convivência assim que o condomínio for entregue no mundo físico.

O síndico Vianna aceita o desafio? E você?

E agora convido você, síndico, a comentar o que você achou deste artigo? Estamos distantes deste mundo?

Você acha que vai levar muitos anos para isso acontecer? Ou realmente já estamos vivendo este novo momento?

Fonte: Síndiconet

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA
Veja também

Posts Relacionados

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?   Em um ambiente condominial, manter uma convivência harmoniosa entre os moradores é crucial para preservar um ambiente agradável e seguro para todos. No entanto, é comum surgirem questionamentos e desacordos quanto à interpretação das normas que regem o funcionamento do condomínio, especialmente em relação à convenção

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças O que é fundo de reserva?  A gestão financeira é um dos aspectos mais cruciais na administração de um condomínio. Isso porque ela é essencial para manter as contas em ordem e garantir a manutenção da estrutura e das áreas comuns do condomínio. Existem dois

Quando o síndico pode ser processado? Veja lei e casos possíveis

Quando o síndico pode ser processado? Veja lei e casos possíveis   O síndico é a pessoa designada legalmente para representar o condomínio. Entre suas responsabilidades estão a administração do condomínio, a garantia do cumprimento das regras para promover uma convivência harmoniosa entre os moradores, o fornecimento de prestação de contas e outras obrigações estabelecidas

Recomendado só para você
Segurança, organização, pintura nova e outros fatores. Saiba o que…
Cresta Posts Box by CP