Quais as diferenças entre realidade virtual, aumentada e mista? Prepare-se para o futuro!

142 Grupo Sea - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA

Índice

Especialista descreve algumas situações em que essas tecnologias imersivas já estão fazendo a diferença nos condomínios.

No último artigo conversamos sobre metaverso nos condomínios. Agora, vamos falar um pouco sobre as tecnologias que já estão funcionando para que ele se torne realidade.

Já deve ter percebido que o virtual está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Aliás,  quantas horas você passa no Instagram diariamente? E no Facebook? Uma, três ou cinco horas?

Será que essa frequência vai diminuir? Eu acredito que não. A tendência, inclusive, é aumentar cada vez mais, principalmente porque as experiências estão se tornando muito melhores.

Neste artigo, vamos falar sobre as tecnologias digitais imersivas, como elas vão impactar nosso dia a dia e a diferença entre realidade aumentada, virtual e mista.

O que são tecnologias digitais imersivas?

As tecnologias digitais imersivas unem o mundo virtual e o mundo físico. E atenção: isso não é coisa para daqui 10 anos, não. Elas não são o futuro, elas são o presente.

Realidade aumentada (RA): Nessa realidade, o mundo digital se sobrepõe ao mundo físico. Ou seja, você está no mundo físico, mas observa tudo no mundo digital.

Ficou confuso? Imagine que o zelador precisa fazer furos para colocar os novos quadros no hall de entrada. Como ele vai saber se dentro daquela parede não passam tubulações? Usando um óculos com tecnologia de realidade aumentada, é claro. Ao colocar o óculos, ele consegue ver o que tem por trás da parede para fazer os furos no lugar correto e evitar acidentes.

Realidade virtual (RV):  Aqui é totalmente virtual, sem contato com o mundo físico. Quer saber como? E se, ao invés de ter uma academia no condomínio, com aparelhos que geram manutenção ocupam espaço, você pudesse se exercitar virtualmente?

Isso vai ser possível usando óculos e luvas de realidade virtual. Vamos imaginar o seguinte: Ao colocá-los, você será transportado para esse universo no momento em que um ladrão rouba um banco e sai correndo, por exemplo.

O seu objetivo é capturá-lo, então, sem sair do lugar no mundo físico, você começa uma corrida frenética atrás do ladrão. Ele pula o muro, você também. Ele salta por cima de um rio, você também. Em poucos minutos, você queima calorias e ainda deixa o exercício muito mais divertido.

Realidade mista (RM):  Essa realidade é a mistura das duas anteriores. São experiências do mundo virtual com a interação completa do usuário. Quer saber como?

Imagine que o responsável pela manutenção no condomínio precisa trocar uma peça da bomba d’água, só que ele não sabe como. Nesse caso, ao colocar um óculos e uma luva especial, uma imagem do mundo virtual vai ser projetada ao lado da bomba que precisa de manutenção.

O responsável vai desmontá-la virtualmente, tirando peça por peça e, à medida que faz isso no mundo virtual, também aprende a fazer no mundo físico. Bastam poucos minutos para aplicar o que aprendeu.

Essas são só algumas situações, mas sabemos que tem muita coisa boa chegando, como o tour virtual, a experiência dos sentidos e a modificação completa do seu apartamento antes mesmo da compra. Já está imaginando como será?

Fonte: Síndiconet

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA
Veja também

Posts Relacionados

O condomínio é obrigado a instalar tomadas para carros elétricos?

O condomínio é obrigado a instalar tomadas para carros elétricos? Por Fernando Augusto Zito e Carlos Simão* Essa questão está se tornando cada vez mais comum na vida em condomínios, devido ao aumento significativo na venda de carros elétricos e híbridos no Brasil. De acordo com a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores),

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?   Em um ambiente condominial, manter uma convivência harmoniosa entre os moradores é crucial para preservar um ambiente agradável e seguro para todos. No entanto, é comum surgirem questionamentos e desacordos quanto à interpretação das normas que regem o funcionamento do condomínio, especialmente em relação à convenção

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças O que é fundo de reserva?  A gestão financeira é um dos aspectos mais cruciais na administração de um condomínio. Isso porque ela é essencial para manter as contas em ordem e garantir a manutenção da estrutura e das áreas comuns do condomínio. Existem dois

Recomendado só para você
Do fax, internet discada, e-mail até ao metaverso. Artigo faz…
Cresta Posts Box by CP