Será que é necessário pagar IPTU e condomínio antes do recebimento do imóvel?

Índice

De quem é a responsabilidade pelo pagamento de IPTU e Condomínio antes de entrega do bem?

Por mais que haja cláusula contratual responsabilizando o comprador pelo pagamento de IPTU e/ou taxa de condomínio a partir da assinatura do contrato, essa responsabilidade é de inteira responsabilidade da loteadora/construtora.

A construtora é quem deve responder pelas despesas do imóvel até que o futuro consumidor tenha a posse, e qualquer clausula contratual em sentido contrário é considerada pelo judiciário como abusiva.

Isso porque, até a efetiva entrega do imóvel ou liberação de construção em caso de terreno, as despesas que recaiam sobre o imóvel, seja IPTU ou taxa condominial é de inteira responsabilidade da incorporadora, e não podem ser repassadas ao consumidor até que este tenha a posse do bem.

Importante salientar que, o não pagamento pode gerar algumas consequências ao consumidor, como por exemplo uma execução fiscal, protesto ou até mesmo penhora do próprio bem. Por isso, importante procurar um advogado de sua confiança para solucionar o problema da melhor forma possível, à luz do caso concreto.

Fonte: Jusbrasil

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA
Veja também

Posts Relacionados

Posso processar alguém por me xingar no condomínio? Conheça seus direitos

Imagem: yanalya (freepik) Posso processar alguém por me xingar no condomínio? Conheça seus direitos Crimes contra a honra, como calúnia, injúria e difamação, podem acontecer em diversos locais, incluindo ambientes condominiais. É bastante comum encontrar indivíduos que foram alvo de ofensas se questionando se é possível tomar medidas legais contra aqueles que os insultaram no

Mudanças à vista no Código Civil sobre condomínios

FONTE:FREEPIK Após 21 anos em vigor, diversos dispositivos do Código Civil relacionados a condomínios estão programados para passar por revisão em 2024. O processo em andamento no Legislativo inclui duas propostas de juristas encarregados da atualização deste documento, uma apresentada pela Subcomissão de Direito das Coisas e outra pela Relatoria-Geral. O atual Capítulo Condomínios do

Recomendado só para você
Com a chegada do verão, climas opostos preocupam os moradores:…
Cresta Posts Box by CP