Você já ouviu falar no aço corten? Sabe quais vantagens para seu condomínio?

142 Grupo Sea (3) - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA

Índice

A aparência rústica e enferrujada do aço corten está em alta ultimamente, fazendo sucesso em fachadas de casas, edifícios públicos e até mesmo no design de interiores. Mas, afinal, o que é esse tal de aço corten, você sabe?

O aço corten é, na verdade, um aço patinável. O nome corten, refere-se à marca registrada de uma das empresas fabricantes desse material, a Companhia do Aço dos Estados Unidos (United States Steel Corporation). A palavra corten deriva da junção das palavras “resistência à corrosão”, só que na versão em inglês “corrosion resistance”.

O aço corten vem sendo utilizado desde os anos de 1930 pela indústria ferroviária. Nessa época, o aço corten era a matéria prima dos vagões de trem. Com o passar do tempo, a arquitetura se apropriou da beleza e resistência do material.

Mas o que torna o aço corten diferente dos outros tipos de aço? Essa é a pergunta que não quer calar. O aço corten possui diferentes agentes químicos em sua composição que retardam a ação corrosiva do material, tornando-o mais resistente e durável. Já o tom vermelho ferrugem do aço corten vem do processo de oxidação do aço, também chamado de patina, contudo, essa oxidação permanece apenas na superfície do material e não progride, alias, a camada de ferrugem criada atua como uma barreira protetora impedindo o avanço da corrosão.

Vale citar ainda que o grau de oxidação na superfície do aço corten está diretamente relacionado ao grau de umidade e radiação solar com que o material fica exposto, ou seja, o aço corten tende a oxidar mais rapidamente em ambientes externos sujeitos à ação da chuva e do sol, realçando a aparência avermelhada e rústica.

Vantagens do aço corten

O uso do aço corten na construção e no acabamento de projetos de interiores apresenta uma série de vantagens, veja:

  • Alto grau de resistência e durabilidade;
  • Não exige manutenção ou pintura;
  • Resistente a agentes corrosivos;
  • Instalação rápida;
  • Sustentável (o material é 100% reciclável);
  • Estética diferenciada e contemporânea;
  • Variedade de aplicações e usos;
  • As chapas de aço corten podem ser cortadas e manipuladas facilmente, aumentando a versatilidade do material.]

E quais as desvantagens do aço corten?

  • Alto custo – o preço do aço corten varia, em média, entre R$ 300 a R$ 400 o metro quadrado;
  • Dificuldade de acesso às placas de aço corten, uma vez que o Brasil não é um grande produtor do material e acaba sendo obrigado a importar de países como os EUA, esse detalhe acaba se tornando também um fator para elevação do preço do aço corten;

Onde usar

O modo mais comum de uso do aço corten é no revestimento de fachadas, sejam elas residenciais ou empresariais. No entanto, hoje em dia, o material também está sendo muito requisitado para a composição de ambientes internos, revestindo as paredes principais da casa, como aquelas próximas à escada, por exemplo. O aço corten também pode receber desenhos vazados e se tornar uma divisória sofisticada de ambientes.

Outro uso frequente do aço corten é na fabricação de portas, oferecendo um toque contemporâneo e refinado à entrada da casa.

Alternativas ao uso do aço corten

Se o preço ou a dificuldade de acesso deixam o seu sonho de usar o aço corten um pouco distante, saiba que já é possível remediar esse problema. Estão disponíveis no mercado soluções alternativas muito interessantes ao uso do aço corten, como o porcelanato que imita com muito realismo o material ou, ainda, a tinta aço corten. Essa tinta possui uma textura e cor também muito próxima ao aço corten original, com a vantagem de ser muito mais barata e fácil de encontrar à venda.

Fonte: Viva o Condomínio

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Administração de condomínios em Osasco | Grupo SEA
Veja também

Posts Relacionados

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?

Conflitos entre convenção e regimento interno: Qual vale?   Em um ambiente condominial, manter uma convivência harmoniosa entre os moradores é crucial para preservar um ambiente agradável e seguro para todos. No entanto, é comum surgirem questionamentos e desacordos quanto à interpretação das normas que regem o funcionamento do condomínio, especialmente em relação à convenção

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças

Fundo de reserva e fundo de obras: entenda as diferenças O que é fundo de reserva?  A gestão financeira é um dos aspectos mais cruciais na administração de um condomínio. Isso porque ela é essencial para manter as contas em ordem e garantir a manutenção da estrutura e das áreas comuns do condomínio. Existem dois

Quando o síndico pode ser processado? Veja lei e casos possíveis

Quando o síndico pode ser processado? Veja lei e casos possíveis   O síndico é a pessoa designada legalmente para representar o condomínio. Entre suas responsabilidades estão a administração do condomínio, a garantia do cumprimento das regras para promover uma convivência harmoniosa entre os moradores, o fornecimento de prestação de contas e outras obrigações estabelecidas

Recomendado só para você
Morar em condomínio pode trazer muitas vantagens para você e…
Cresta Posts Box by CP